Infraestrutura para o Curso

Laboratórios

As instalações do Centro Universitário Christus (Unichristus), especificamente aquelas utilizadas pelo Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, atendem as atividades que envolvem o curso. A infraestrutura com equipamentos, material permanente e de consumo e serviços possibilitam o pleno desenvolvimento das atividades previstas na proposta e a adequada convivência acadêmica de alunos, professores e pessoal técnico administrativo.

O Campus Parque Ecológico do Centro Universitário Christus (Unichristus), situado à Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó, CEP 60.190-060, está localizado em uma área nobre na cidade de Fortaleza, em um terreno com 12.890,71 m². É composto de 4 blocos: Bloco A: Administração; Bloco B: Anatomia, Biotério, Laboratório de habilidades II e Unidade didática; Bloco C: Laboratórios multidisciplinares, Laboratório de habilidades I e Clínica Escola de Medicina e Fisioterapia; e Bloco D: Auditório para 350 pessoas, biblioteca em dois andares, Núcleo de comunicação, Núcleo de habilidades e atitudes, onde os alunos da saúde aprendem o comportamento clínico, desde a anamnese até os procedimentos interventivos com atores e cenários de casos.

Neste núcleo existem várias salas de simulação, com bonecos e simuladores computadorizados. Nele estão presentes uma sala para treinamento de procedimentos de urgência e emergência, uma UTI e uma área de técnica operatória.

Dentre as várias instalações desse Campus, destacam-se os seguintes laboratórios utilizados pelos Mestrandos:

  1. Laboratório de Anatomia Humana – destinado ao estudo da anatomia humana. Área (m2): 426,11.
  2. Laboratório de Cito-Histo-Embriologia e Patologia – Área (m2): 115,98.
  3. Laboratório de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia – Área (m2): 90,94.
  4. Laboratório de Bioquímica/Farmacologia – Área (m2): 90,94.
  5. Laboratório de Fisiologia e Biofísica – Área (m2): 90,94.
  6. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia Experimental – Área (m2): 90,94.
  7. Laboratório Morfofuncional – Área (m2): 142,98.
  8. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas em Videolaparoscopia (Laboratório de Habilidades Cirúrgicas) Área: 82,45m2. Este laboratório tem capacidade para 15 alunos e é específico para as atividades do MP. Tem como finalidade dar aos alunos a oportunidade de desenvolver inovações, aperfeiçoar suas habilidades e gerar novos conhecimentos científico-tecnológicos sobre os procedimentos, equipamentos e instrumentos necessários para a realização de cirurgias por videolaparoscopia e técnicas minimamente invasivas. Materiais e equipamentos/quantidades: Simuladores de cavidade abdominal (endosuture trainer box) para videocirurgia -3unidades; Televisores 20 – 5 unidades.; Bandeja para sutura 3un.; Kits de laparoscopia- 3un.; Cada kit contém: tesoura de laparoscopia, pinça de Maryland laparoscópica, pinça de apreensão (endoclinch), porta agulha laparoscópica, contra porta agulha laparoscópica.; Foco de luz 1un.; Mesa para cirurgia 1un.; Carrinho para curativo- 1un.; Mesa de Mayo em inox- 1un.; Cuba redonda- 10un.; Cuba rim- 9un.; Kit de pressão invasiva- 1un.; Laringoscópio- 3un.; Máscara com reservatório- 3un.; Máscara de venturi- 3un.; Máscara nasal- 2un.; Máscara para Inalação- 1un.; Máscara Performax grande- 1un.; Máscara RCP Poket 2un.; Máscara RCP Poket- 1un.; Óculos de segurança- 3un.; Sonda nasogástrica- 2un.; Suporte para soro- 3un. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  9. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  10. Laboratórios de Habilidades I e II – Área: m2 144,78.
  11. Clínica Escola de Medicina – Consultórios – 10.

Considerando a necessidade de propiciar um ambiente seguro, a Unichristus possui como política institucional o planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas a manutenção da segurança aos colaboradores em toda a sua infraestrutura. Ao longo do ano, são desenvolvidos cursos, capacitações, eventos e outros com a finalidade de divulgar e habilitar seus funcionários, docentes e discentes quanto aos procedimentos adequados de prevenção. Concomitantemente, equipes responsáveis pela segurança atuam para eliminar condições inseguras do ambiente e implementar práticas preventivas. Os laboratórios possuem equipamentos de proteção coletiva (EPC) como capela de exaustão para práticas com produtos voláteis e tóxicos, lava-olhos, extintor de incêndio, chuveiros de emergência, boa iluminação e ventilação. Equipamentos de proteção coletiva. Ministério do trabalho e Emprego. Portaria Nº485, 11/11/2005 NR-32.3.7.1.3 (Segurança e Saúde no Trabalho). Atendem também aos princípios de limpeza e higienização. Todos os ambientes funcionam com a observância da legislação vigente. Assim, esses laboratórios apresentam espaço físico adequado para o número de estudantes, boa acústica, iluminação e ventilação adequadas, climatizados, com mobiliário ergonômico. Os laboratórios contam com sistema de segurança acoplado: chuveiro de emergência e lava-olhos, padronizada pela NR-90, portaria 3214 do Ministério do Trabalho. O uso destes espaços conta sempre com rigor da biossegurança de práticas em laboratório.

Além dos laboratórios descritos acima, já existentes no início de 2016, durante o ano de 2016 foram construídos ou reformados os seguintes novos laboratórios na Unichristus:

  • Laboratório de Patologia equipado com histotécnico, micrótomo, banho histológico e central de inclusão.
  • Laboratório de Biomateriais com máquina de ensaio universal (EMIC).
  • Laboratório de Análises Clínicas equipado para hematologia, bioquímica, microbiologia, parasitologia e uranálise.
  • Ampliação do biotério com 4 salas para comportamento animal, 2 salas de cirurgia e sala de quarentena.
  • Ginásio de pediatria

Além disto, foi ampliado o laboratório de comunicação, com 10 novos consultórios simulados.

Toda esta estrutura fica à disposição e é utilizada nos projetos de pesquisa realizados no âmbito do TEMIS.

Recursos de Informática

Há disponibilidade de rede de internet sem fio, de alta velocidade, em todo o campus Parque Ecológico da Unichristus, sede onde funciona o TEMIS, para todos os alunos e professores do curso. Há ainda laboratório de informática abrigado na biblioteca central com computadores com acesso à internet, disponíveis para o uso dos mestrandos em seus trabalhos de pesquisa.

Todas as salas de aulas da Unichristus são equipadas com projetor, computador e com acesso à internet, além de equipamentos de sonorização.

A Unichristus possui, em suas instalações no Campus Parque Ecológico, dois laboratórios de informática, com 36 computadores em um laboratório e 42 computadores no outro laboratório, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

A Unichristus conta com curso de graduação em Sistemas de Informação, avaliado com conceito 5 pelo MEC (nota máxima). A existência deste curso, da estrutura associada e a integração com os profissionais envolvidos colaboram com o Programa proporcionando o suporte necessário em recursos de informática para o seu adequado funcionamento.

Em 2016, foi desenvolvido e instalado o Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT), que pesquisa os temas: Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet od Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório, coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Marçal, conta com impressora 3D, microssensores e microcontroladores, contando com o trabalho de programadores, cientistas da computação na área da saúde e designers de animação e modelagem 3D. Este laboratório está envolvido diretamente em diversos trabalhos de pesquisa e inovação de mestrandos do TEMIS.

Biblioteca

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Diretoria Geral do Centro Universitário Christus (Unichristus), mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores, e constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. A Biblioteca do Campus Parque Ecológico possui um acervo total de aproximadamente 15.838 exemplares de Livro, além de grande quantidade de Fitas de vídeo, DVDs, CDs, Periódicos e Trabalhos monográficos. Em sendo responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade acadêmica, possui um aparato tecnológico sempre em evolução objetivando o acesso e a recuperação da informação em tempo hábil.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pela Unichristus, está localizada nos andares 4 e 5 da sede Parque Ecológico. Acessível aos alunos, professores e funcionários da Unichristus, tem uma área total de 1.493,35 m². A quantidade de volumes e exemplares de livros, no acervo da Biblioteca, apresenta livros atualizados e expandidos, que atendem os programas das disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Na composição do acervo, que guarda coerência com o projeto do TEMIS, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacam-se: Livros 1.857 (Volumes: 15.883) Periódicos Nacionais 107; Periódicos Estrangeiros 40; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 95; DVDs 60; Periódicos Online 92; Analíticos de Periódicos 155.908.

No website da Unichristus é possível ter acesso a periódicos com texto completo, de acordo com a seguinte lista: Acta Biológica Paranaense, Acta Cirúrgica Brasileira, Acta Fisiátrica, Acta Scientiarum, Biological Sciences, Anais Brasileiros de Dermatologia, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Annual Review of Biomedical Sciences, Applied Cancer Research, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, Arquivos de Neuro-psiquiatria, Archives of Oral Research (Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica), Brazilian Journal of Biology, Brazilian Journal of Infectious Diseases, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brazilian Journal of Microbiology, Brazilian Journal of Otorhinolaringology, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Cadernos de Saúde Pública, Epidemiologia e Serviços de Saúde, Espaço para a Saúde Família, Saúde e Desenvolvimento, Genetics and Molecular Biology, International Archives of Otorhinolaryngology, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, Jornal de Pediatria, Journal of Health & Biological Sciences – JHBS, Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology – JBSE, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Mudanças Psicologia da Saúde, Pediatria Moderna, Pediatria (São Paulo), Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio ambiente, Revista Baiana de Saúde Pública, Revista Bioética, Revista Brasileira de Anestesiologia, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Revista Brasileira de Cancerologia, Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, Revista Brasileira de Educação Médica, Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia RBGO, Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Revista Brasileira de Mastologia, Revista Brasileira de Medicina, Revista Brasileira de Medicina de Família e Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Revista Brasileira de Oftalmologia, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Psicanálise, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista Brasileira de Reumatologia, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Revista Científica UNOPAR de Ciências Biológicas e da Saúde, Revista da Associação Médica Brasileira, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Revista de Biologia Neotropical, Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias, Revista de Nutrição / Brazilian Journal of Nutrition, Revista de Patologia Tropical, Revista de Psiquiatria Clínica, Revista de Saúde Pública (USP), Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Revista Eletrônica de Farmácia.

Outros periódicos que servem como base para o curso Mestrado Profissional TEMIS são: Revista Brasileira De Enfermagem. ISSN 0034-7167. Acta Cirúrgica Brasileira. São Paulo. Bimestral. ISSN 0102-8650. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. ISSN 0100-6991. American Journal of Medical Quality. ISSN 1062-8606. Revista da Associação Médica Brasileira. ISSN 0104-4230. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ISSN 0100-7203. Revista da Imagem. ISSN 0100-9699. Surgical and Radiologic Anatomy. ISSN 0930-1038. Journal of Applied Biomechanics – JAB. ISSN 1065-8483. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. ISSN 0190-6011. Revista Brasileira de Biomecânica: ISSN 1518-8191. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. ISSN 0101-3289. Revista Brasileira de Anestesiologia. ISSN 0034-7094. Surgical Oncology. ISSN 0960-7404.

Atualmente a Unichristus possui assinatura das seguintes bases de dados: Proquest, Nursing &Allied Health Source, Medical Evidence Matters, UpToDate e disponibiliza o acesso das demais listadas abaixo: Proquest; Nursing & Allied Health Source Medical Evidence Matters UpToDate; SciELO; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); BBO, entre outras. Em 2016 foi feita assinatura da base de dados da ELSEVIER.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.