Cooperação Nacional e Internacional

Cooperação Nacional

A Unichristus possui convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS. Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional tem foco no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

A Unichristus tem convênio com o HGCC Hospital Geral Dr Cesar Cals. O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, criado há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. O HGCC executa procedimentos videocirúrgicos de elevada complexidade em várias áreas de atuação (cirurgia digestiva, torácica, ginecológica, urológica e bariátrica). As cirurgias laparoscópicas, entre outras, serão otimizadas por meio deste convênio com o curso de Mestrado, contribuindo para o desenvolvimento de protocolos e tecnologia para as atividades do hospital. O Hospital César Cals possui um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na educação continuada que se encontra equipado com simuladores de cavidade abdominal, para desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas específicas e focadas nas linhas de pesquisa do TEMIS.

Destaca-se ainda o convênio com o Centro Medico Cirúrgico de Atendimento ao Obeso do Ceará Ltda. (Núcleo do Obeso do Ceará), que é um centro de referência no tratamento cirúrgico da obesidade e síndrome metabólica, com equipe interdisciplinar capacitada e titulada junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica de Metabólica (SBCBM), para treinamento e assistência técnica na área da saúde. Com mais de 3.000 (três mil) procedimentos bariátricos e outros procedimentos complexos do aparelho digestivo através da via de acesso videolaparoscópico, o Mestrado Profissional TEMIS contribuirá na formação dos novos profissionais que atuarão nesse Centro para o desenvolvimento de protocolos, processos e produtos científico tecnológicos. Por outro lado, a experiência acumulada no Núcleo do Obeso serve às disciplinas ministradas no curso e ao apoio à execução de diversos projetos de pesquisa.

Registra-se ainda um convênio com  Regis Luiz Sabia de Moura ME CNPJ 17978927/0001-01, Rua Manoel Carolino, 75 Itaitinga CE, CEP 61880-000, empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação de simuladores de cavidade abdominal e materiais videolaparoscópico e que está integrada aos projetos científico tecnológicos desenvolvidos nesse Mestrado, com foco em patentes, com potencial de desenvolver simuladores projetados pelos docentes e discentes do TEMIS.

A Unichristus firmou um importante convênio de cooperação com a empresa BHIOSUPPLY. A empresa investe no processo de ensino-aprendizagem deste Mestrado, através da doação de equipamentos que possam melhorar o aprendizado dos alunos. A demanda por instrumentais de videocirurgia convergiu naturalmente para a visão estratégica da empresa, consolidando a dedicação no desenvolvimento e inovação deste setor específico. Seus produtos obedecem aos mais exigentes padrões de qualidade e são certificados pela        Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São mais de 6.500 registros de dispositivos médicos catalogados.

O convênio firmado com a empresa XLUNG PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA, com sede em Fortaleza, Ceará, que tem como atividade o desenvolvimento de simuladores de ventilação e respiração mecânica, bem como a elaboração de protocolos de ensino com base nestes simuladores, proporcionará uma parceria científica e de suporte técnico entre a empresa e o Programa. Destaca-se que o desenvolvimento de simuladores pela Xlung já se faz constar do objeto de dois projetos de mestrandos da primeira turma do TEMIS.

Além dos convênios com as instituições já citadas, cabe destacar a integração com Sociedades de especialidades na área da Saúde. Assim, destaca-se que a Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (SOCENNE), que tem como diretor o Professor do TEMIS Dr. Carlos Eduardo Barros Jucá, além de apoiar cientificamente as iniciativas do Mestrado, realiza dentro da Unichristus suas reuniões periódicas para discussão de temas científicos, com participação voluntária de alunos e professores do Mestrado, além de alunos de graduação. A integração com a Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE), entidade que congrega a maior parte dos cirurgiões do Estado e presidida pelo professor do Programa, Dr. Gleydson César de Oliveira Borges, é fonte de alunos de mestrado para o TEMIS e colabora com as atividades do programa por meio da experiência de seus profissionais. Como contrapartida, as inovações e avanços na área de tecnologia minimamente invasiva e simulação serão utilizadas pelos profissionais da COOCIRURGE tanto em atividades de treinamento quanto na prática de suas rotinas profissionais.

Cooperação Internacional

A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes, extensivo ao quadro de docentes e discentes da pós-graduação. Para o TEMIS esse convênio poderá possibilitará integração em pesquisas científico tecnológicas com a Universidade do Porto na área de tecnologias minimamente invasivas e inovação.

O convênio de intercâmbio realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá, desde o ano de 2007, em que são realizadas visitas de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de medicina, trouxe inúmeros benefícios para a Unichristus. Em 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland visitaram as instalações atualmente utilizadas no programa do Mestrado, como o Núcleo de Videocirurgia Experimental, o biotério e os laboratórios, e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico do curso.

A Unichristus também possui intercâmbio com a Universidade de Amiens (França). Em 2015, de 1º a 6 de setembro, a Unichristus recebeu a visita dos Professores Gabriel Choukroun e Jean-Pierre Marolleau, da Universidade de Amiens (França), para proferir palestra sobre “Ensino de Medicina na França”, além de reuniões com discentes. Cabe destacar os convênios da Unichristus já existentes com a Universidade Nova Lisboa (Portugal) e Universidade de Miami, que possibilitarão desenvolver base para iniciativas de internacionalização do Programa.

Foi ainda criado em 2016 uma Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais, sob a coordenação de Jan Krimphove, com o objetivo de estimular intercâmbios e parcerias com instituições de ensino e pesquisa no exterior.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.