Práticas Extensionistas

PROJETOS – ANO 2015

FISIOTERAPIA – O Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus desenvolveu várias ações de responsabilidade social nos semestres 2015.1 e 2015.2, conforme relacionados:

Projeto de extensão Florescendo na Unichristus é realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus. Alunos e professores desenvolvem atividades no âmbito da inclusão social de crianças com mobilidade reduzida. Nesse sentido, foram 352 atendimentos em 2015.1 e 406 pacientes em 2015.2, prestando assistência fisioterapêutica a crianças com sequelas ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, respiratórias e neurológicas ou com patologias que comprometam a sua sociabilidade, tencionando melhorar sua qualidade de vida assim como a de sua família.

Projeto de extensão Reumatologia Integral: na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus, a professora Cymara Kuehner orientou 12 alunos, os quais executaram, em 2015.1, 200 atendimentos e, em 2015.2, foram 145 atendimentos.

Projeto Respirar: a Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus foi o espaço utilizado por professores e alunos para assistirem, em 2015.1, 45 pacientes, com o fim de avaliar, planejar e realizar tratamento fisioterápico nas necessidades do paciente portador de pneumopatias seja agudo ou crônico, de aspecto clínico ou cirúrgico, proporcionando medidas e técnicas para tratamento, manutenção e prevenção. Em 2015.2, foram feitos 60 atendimentos.

Projeto de extensão Dermatofisio: na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus, a professora Renata Bessa orientou 6 alunos para, em 2015.1, efetuarem 22 atendimentos, com o fito de realizar procedimentos em Fisioterapia Dermato-Funcional por meio de avaliação e intervenções fisioterápicas, nos níveis de prevenção e recuperação das patologias do sistema tegumentar, endócrino, músculos-esqueléticos relacionadas, respeitando os princípios técnicos, éticos e humanos dos indivíduos. Com o mesmo empenho, 4 alunos, em 2015.2, efetuaram 26 atendimentos;

Projeto de extensão Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus, com envolvimento de professores e alunos. Em 2015.1, foram realizados 69 atendimentos. O objetivo foi de atender pacientes portadores de Disfunção Temporomandibular, utilizando principalmente os recursos Eletrotermofototerápicos e habilidades práticas manuais (Cinesioterapia e terapia manual). Em 2015.2, esse projeto atendeu 78 pacientes.

Projeto de extensão assistência fisioterápica na terapia intensiva adulto, realizado na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, em 2015.1, alunos e professores do Curso de Fisioterapia fizeram 59 atendimentos, buscando realizar assistência fisioterápica na Unidade de Terapia Intensiva na área de Fisioterapia; avaliar o paciente, conhecer e acompanhar procedimentos clínicos e invasivos, estudar e praticar técnicas fisioterapêuticas respiratórias e motoras direcionadas ao paciente na Unidade de Terapia Intensiva, interpretar os exames complementares, realizar estudos de casos e apresentação de seminários e participar de visitas multidisciplinar. Em 2015.2, foram 59 atendimentos.

Projeto de extensão Fisioderma realizado no Instituto Dr. José Frota (IJF): professores e alunos do Curso de Fisioterapia da Unichristus realizaram 78 atendimentos, buscando realizar avaliações fisioterápicas em crianças e adultos que se encontram na unidade hospitalar (ambulatório) com sequelas funcionais e dermatológicas, além de realizar tratamento fisioterápico de acordo com a extensão e a profundidade da queimadura conforme a discussão e execução da conduta fisioterapêutica. O Fisioderma, em 2015.2, 78 atendimentos.

Projeto de extensão Programa do Assoalho Pélvico (PROASP) realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus, em que professores e alunos realizaram, em 2015.2, 12 atendimentos, a fim de concretizar assistência fisioterápica direcionada aos pacientes portadores das principais disfunções do assoalho pélvico, que podem ser tratadas com a fisioterapia, e, consequentemente, comprovar sua eficácia nas fases pré e/ou pós-operatória, ou simplesmente em conjunto com o tratamento clínico.

ODONTOLOGIA – O Curso de Odontologia vem desenvolvendo ações de EXTENSIONISTAS à comunidade, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde do Frei Tito e Irmã Hercília, ambas vinculadas à Regional II de Fortaleza. Os alunos desse curso, por meio das disciplinas de Saúde Coletiva I, II e III desenvolveram atividades de promoção de saúde bucal nas áreas adstritas a estas Unidades. A Instituição também atuou na Unidade de Pronto Atendimento Praia do Futuro, onde promoveu reforma estrutural em 2014 para a melhoria da Unidade, instalando mais um ambulatório de pediatria e preparando a Unidade para receber os alunos de Odontologia. Semestralmente, os alunos do 1º  Semestre realizam visitas à Unidade e, em breve, com o avançar do curso, eles deverão realizar estágio nos atendimentos de emergência. Público-alvo: a comunidade adstrita às Unidades de Saúde do Frei Tito e Irmã Hercília na Regional II de Fortaleza Quantidade de participantes: 7 professores e 200 alunos; Quantidade de pessoas atendidas: aproximadamente 800 pessoas.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.