Aperfeiçoamento em Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica e Neuroeducacional

Objetivo Geral: Conhecer o processo de avaliação e os instrumentos específicos utilizados na investigação das dificuldades dos transtornos de aprendizagem, a partir das questões éticas que envolvem os processos avaliativos, possibilitando a compreensão para escolha, aplicação, análise e interpretação dos resultados dos instrumentos utilizados.

Carga Horária: 200h

Duração: 10 meses

Frequência: aulas quinzenais, aos sábados (manhã/tarde)

Público-Alvo: Graduados da Educação Infantil, Pedagogia, Arte Terapia, Psicanálise, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Fonoaudiologia, Terapias Ocupacionais e áreas afins.

Coordenação Acadêmica: Profa. Ma. Elenise Tenório de Medeiros Machado

Valor*: 1 + 10 de R$ 320,00 (uma mais dez parcelas de trezentos e vinte reais)

*Descontos especiais para egressos e conveniados.
*Valor sujeito a alteração de acordo com a data de início de nova turma do curso.
*Valor referente à próxima turma

Programa:

• Álbum de Figuras para Análise Ortográfica. Análise da Produção Escrita de Textos – APET
  • Apresentação Estudo de Caso.
  • Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos: para Fonoaudiólogos e Psicopedagogos.
  • Avaliação de Leitura e Escrita (Emília Ferreira). Caixa Dislexia e pré-dislexia.
  • Avaliação Neuropsicológica-Atenção e Funções Executivas; Bateria de Testes Neuropsicológicas – BTN
  • Avaliação Neuropsicológica-Leitura, Escrita e Aritmética.
  • Avaliação Neuropsicológica-Linguagem Oral
  • CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial
  • EAME-IJ – Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto Juvenil; EAME-IJ – Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto Juvenil;
  • Escala de Avaliação para BULLING; EACI-P – Escala de Avaliação do Comportamento Infantil – Professor.
  • ETDAH-AD. Coleção Auxiliar no processo diagnóstico do
  • Jogo das Profissões; Família Lúdica Terapêutica.
  • PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental.
  • PIAFEX – Intervenções Neuropsicológicas
  • Princípios das avaliações; Fundamentos dos instrumentos de avaliação; Apresentação dos Testes e Instrumento de avaliação.
  • PROLEC – Prova de avaliação dos processos de leitura. TDE – Teste de Desempenho Escolar
  • Teste MINI-MENTAL
  • Metodologia Científica
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)