NPGE

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O Núcleo de Práticas de Gestão Empresarial (NPGE) é uma iniciativa do Curso de Administração da Unichristus …

Área em construção.

Para tornar um negócio realidade, é preciso perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.

Desperte

O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. No menu Desperte o interesse, você encontra conteúdo que lhe ajudará a desenvolver as habilidades necessárias para gerir uma empresa.

Reúna

A seguir, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa. Acesse a página Reúna informações e saiba quais dados pesquisar e como fazer o levantamento.

Conheça

A terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. O menu Conheça o mercado lhe ajudará a construir o plano de negócios e a definir estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado.

Consulte

Na página Consulte a viabilidade você encontra dicas de gestão financeira e descobre como identificar se o projeto trará retorno financeiro.

Formalize

A última etapa é registrar o negócio. Visite o menu Formalize a empresa e saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento.

Fonte: Sebrae 

“Ir com o fluxo pode destruir sua potência criativa”.

Gilclér Regina

Aqui vão alguns modelos de “assassinos da criatividade” comuns que podem invadir seu espaço mental. Portanto, esteja atento para bani-los no momento em que aparecerem.

  1. Pensamento de grupo: Todo mundo gosta de aceitação: é uma sensação boa quando um grupo de pessoas está todo alinhado e todos têm a chance de contribuir. Mas “ir com o fluxo” pode destruir sua potência criativa. 
  1. Videogame: Lembra-se do jogo com animaizinhos peludos que surgiam de dentro de buracos em uma mesa, e, quando você martelava um, outro aparecia? Resolver desafios criativos pode ser uma experiência similar: quando você resolve um, outro aparece no lugar. O ciclo pode ser confuso e frustrante, e, por fim, descarrilhar seu processo criativo. 
  1. Encantamento ausente: Você precisa de charme, um talento natural para conquistar seu processo criativo, mesmo que ele exista apenas em sua mente: se você acha que tem, então você tem. Da mesma forma, se você acha que o perdeu, é porque perdeu. 
  1. Crise de identidade: Quando você assume duas tarefas no seu processo criativo, a criatividade esbarra num muro. Editar e executar são atividades desempenhadas no lado esquerdo do cérebro, são pessoas analíticas, práticas, cheias de fórmulas. O ato criativo é realizado pelo lado direito do cérebro, a área reservada para o pensamento abstrato e a imaginação.

Comentário: Vivemos em um mundo de predomínio do lado esquerdo do cérebro, então esse hemisfério é, provavelmente, mais desenvolvido que o lado direito. Isso significa que seu lado esquerdo tende a dominar o seu lado direito. Exemplo: Uma pessoa extrovertida pode dominar a conversa em um coquetel.

Ação: Não deixe seu lado prático matar seu lado criativo. Esteja atento. Como disse Albert Einstein:“Você não pode prevenir-se da guerra e preparar-se para ela ao mesmo tempo”.

Pense nisso, uma boa semana, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina – Palestrante com experiência em vendas, varejo, atacado, liderança e motivação. Escritor com 10 livros editados. Muitos eventos de CDLs e ACEs em todo país. Mais de três milhões de livros vendidos. Sua palestra mostra que pessoas estão vencendo nas piores cidades e fracassando nas melhores cidades.

Fonte: http://www.portaldosempreendedores.com.br/assassinos-da-criatividade/

Todos conhecem a Oprah Winfrey apresentadora. Mas nem todos conhecem a Oprah Winfrey empreendedora. Agora é hora de aprender importantes lições com ela.

Quase todo mundo conhece ou já ouviu falar de Oprah Winfrey. Hoje com 61 anos, a ex-apresentadora de televisão se aposentou da televisão em 2011. Ela é a apresentadora mais famosa do mundo, e também uma das personalidades mundiais mais influentes. Mas, além do talento e carisma da jornalista para reportagem e entrevista, poucos sabem que Oprah também é uma grande empreendedora. E, mais do que isso, tem muita sabedoria empreendedora para compartilhar com você.

Ao longo de 25 anos, Oprah Winfrey esteve à frente de um verdadeiro império das telecomunicações, a Harpo Studios, sua produtora audiovisual que, entre outras coisas, sempre produziu o seu programa de entrevistas. Oprah é, sem sombra de dúvida, a mulher mais rica da indústria do entretenimento. Em 2002, a revista Forbes a reconheceu como a primeira negra americana a se tornar bilionária, o que é resultado do seu trabalho como empreendedora.

O que nem todos sabem é que Oprah, além de jornalista e empreendedora, também é uma mulher de muita fibra. Com trajetória de vida marcada por uma infância pobre e por episódios de abuso sexual. Nenhuma dessas grandes dificuldades foi um obstáculo grande o suficiente para manter a empreendedora longe do sucesso e de suas realizacões pessoais.

A seguir, confira algumas lições de empreendedorismo que essa figura inspiradora pode trazer para o seu negócio:

Sonhe grande

Essa, talvez, seja a lição mais valiosa de Oprah. “You become what you believe”” ou “Você se torna o que você acredita”. E ela está certa. Empreendedor que não sonha alto, não voa alto.

Neste vídeo, Beto Sicupira, um dos controladores da ImBev, presidente do conselho das Lojas Americanas, e nome certo quando se fala em empreendedorismo no Brasil, conversa com o Empreendedor Endeavor Mario Chady sobre liderança, sonho grande e o brilho no olho do empreendedor de alto impacto. É um vídeo muito inspirador para entender a mensagem de Oprah e refletir sobre a importância de sonhar alto.

Monte uma boa equipe

Ter uma boa equipe, na qual o empreendedor possa confiar é fundamental. Sim, é o olho do dono que engorda o gado, porém, ninguém vai muito longe sozinho. A sua equipe está aí para te apoiar, para complementar suas habilidades e para que você possa confiar nela, delegar tarefas e focar em assuntos estratégicos em vez de ficar maluco tentando cuidar de tudo.

Para alcançar tudo isso, em primeiro lugar, é fundamental que o empreendedor se conheça muito bem. Que saiba quais são seus pontos fortes e quais são aqueles em que ele precisa de mais uma(s) cabeça(s) para ajudá-lo a pensar.

Um empreendedor que se conhece de verdade consegue definir quais atividades deve centralizar, e aquelas que deve delegar. Sabe quais são suas limitações, mas também suas habilidades e pontos fortes nos quais se destaca. Portanto, autoconhecimento é fundamental para ser um bom líder. 

Aprenda com os erros

E todos erram. E empreender é a arte de saber lidar com o risco e se reinventar sempre. O erro deve ser interpretado não como um fracasso que deve ser esquecido, mas sim como uma oportunidade de aprender algo sobre seu mercado, consumidor, produto ou funcionamento da empresa que não está legal e pode ser melhorado. O erro é o seu maior indicador de onde estão os pontos críticos da sua operação e em onde você precisará ficar seus esforços para alcançar resultados.

Algumas ferramentas práticas podem te ajudar muito na gestão do dia a dia da sua empresa e, mais do que isso, podem te ajudar a entender seus erros, aprender com eles e traçar planos de ação a partir daí. Afinal, de que adianta aprender um monte com um erro e não colocar em prática o aprendizado?

No artigo FCA: para você focar na raiz dos problemas, você vai aprender sobre o FCA (ou Fato-Causa-Ação), um método que pode te ajudar muito na hora de solucionar problemas e melhorar seus procedimentos. O FCA é uma metodologia simples, que, de forma geral, consiste em identificar o fato, ou problema em questão, sua causa e definir uma ação para resolver o problema. Daí vem a sigla FCA.

A grande vantagem do FCA é que a metodologia possibilita que se chegue à causa raiz de qualquer problema e que, portanto, se formule soluções que realmente possam resolver a questão. Além disso, a metodologia FCA te ajuda a produzir e adquirir conhecimento aprofundado sobre os processos que envolvem o seu negócio.

A motivação é o melhor caminho para alcançar bons resultados

Você precisa motivar a sua equipe. O que você acha que pode funcionar melhor: falar com seu time sobre a importância deles estarem comprometidos com a missão da empresa, darem o seu melhor e estarem motivados, ou você implementar uma boa política de bonificação e investir formas de alinhar os objetivos pessoais e profissionais de seus funcionários com os objetivos da empresa, criando uma sinergia entre os campos?

Com certeza a opção 2 é mais eficiente. Elaborar uma boa estratégia de bonificação implica não apenas recompensar um colaborador por atingir uma meta; mas também evitar que ele troque sua empresa pelo seu concorrente.

E todos já sabem que não há nada mais importante para o bom desempenho de uma empresa, além de um bom líder que os inspire, ter um time 100% engajado com as metas e com a missão da organização.

Confira 5 vídeos motivacionais imperdíveis para empreendedores

Outras personalidades inspiradoras

Oprah Winfrey não é a única personalidade inspiradora com quem você pode aprender – e muito. O publicitário Nizan Guanaes também tem importantes lições para você. Você pode conhecer mais sobre ele no artigo Nizan Guanaes: “enquanto eles choram, eu vendo lenços”

Outra dica é o artigo Samuel Klein: O legado empreendedor do pai das Casas Bahia. Nele, você encontra  um pouco mais sobre a história e as inovações de um dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro.

E para saber mais sobre a Oprah?

Temos algumas dicas também. Este é o site oficial da OWN, a produtora de Oprah. Nesta matéria da INC, você confere mais sobre a apresentadora. As entrevistas de Oprah Winfrey já informaram milhares de pessoas pelo mundo. Esperamos que suas lições de empreendedora cumpram o mesmo papel com você. Boa sorte! 

Fonte: https://endeavor.org.br/oprah-winfrey/

A trajetória de grandes empreendedores é ímpar, no entanto a existem neles algo que se assemelha atitudes permeadas de  coragem,  esperança, e por vezes  fé,  nos são inspiradoras e valem a pena conferir. Segue abaixo 5 dicas de biografias destes homens e mulheres que fizeram e fazem a diferença.

“O sonho brasileiro” – do jornalista Thales Guaracy. Biografia do Comandante Rolim Amaro

“A Fantástica História de Silvio Santos” do jornalista Arlindo Silva.

“Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook” – de Ben Mezrich. 

“Steve Jobs – a Biografia” – de Walter Isaacson. 

“Oprah: uma biografia” – de Kitty Kelley.

Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios“, de José Dornelas, editora Campus, é a sugestão de David Portes, ex-camelô e hoje empresário e palestrante de sucesso. O título trata desde a concepção da ideia e da elaboração do plano de negócios até a criação efetiva da empresa. “Dá ao leitor condições de analisar todas as oportunidades de maneira crítica e prática”

Fonte: http://economia.uol.com.br/album/120411_livrosempreendedores_album.jhtm

Indicamos o site Administradores.com, pois possui um conteúdo heterogêneo de notícias, artigos, pesquisas e atualidades, informando ao leitor desde atualizações do meio empresarial administrativo, quanto sobre a carreira do administrador, ao mesmo tempo tem um espaço anunciando vagas, concursos  e eventos na área administrativa. Este mesmo site oferta livros e cursos online.

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Para quem gosta de megaempresas, macroeconomia, grandes empresários, luxo e sofisticação, a Forbes é o seu portal ideal, nela você encontrará tudo sobre os maiores empresários e empreendedores do mundo, inclusive a tão famosa lista dos mais ricos do mundo, que é feita pela revista Forbes. Neste portal você também encontrará tudo sobre o estilo de vida (lifestyle), das grandes personalidades do mundo dos negócios.

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