Visitando e lendo o Museu da Fotografia: uma inserção… em pela perspectiva de imagens fotográficas¹

Postado em 04/06/2019

Na disciplina Análise e Produção Textual, alocada no 1º semestre do curso de Administração, os estudantes recém-ingressos são expostos a atividades que têm por objetivo maior estimular suas competências em leitura e em escrita por meio de associação de conhecimentos prévios a conhecimentos de mundo e de seu momento contemporâneo.

No intuito de contribuir com tal demanda, no dia 15 do mês de março desse 2019, os estudantes que no momento encontram-se matriculados na disciplina participaram de uma “visita guiada” ao Museu da Fotografia, em Fortaleza². Lá, conduzidos pelos guias Emanuel, Adrieli e Victória, viram, se informaram e analisaram imagens fotográficas abrigadas em duas exposições permanentes e em uma temporária – Orixás.

A partir da visita, tendo por base cada fotografia analisada, confirmou-se a ideia de que todo autor de texto (admitimos ser a fotografia um texto não verbal) tem uma intenção comunicativa ao fazê-lo; assim, entendeu-se que cada foto exposta, no momento exato do registro do objeto fotografado, foi realizada por motivação do fotógrafo. Com essa compreensão, pode-se vislumbrar com maior propriedade o que de fato queriam os fotógrafos ao retratarem o que retrataram.

A seguir, apresentam-se depoimentos de estudantes que se fizeram presentes à visita. Ao final, exibimos algumas fotografias dos estudantes no intante da visita ao Museu.

Catarina Elissa da Silva Pereira

O Fato de a visita ao Museu da Fotografia ser guiada tornou a experiência provida de mais conhecimento e aprendizados, em um ambiente aconchegante, o interior organizado e com uma decoração simples. […] a exposição de obras com a perspectiva mais urbanizada das cidades ao redor do mundo, técnicas comuns atualmente, mas que antes eram revolucionárias para fotografias antigas. Obras com ideias incríveis que ganham o olhar de apreciação dos visitantes, tendo anos de história carregados em uma imagem. […] a exposição “Orixás”, de Pierre Verger, que mostra a cultura africana, originadora da cultura afro-brasileira. A exposição permite, ainda, autonomia dos visitantes em busca, pela curiosidade, de fatos e histórias por trás de cada fotografia, por meio da utilização de um aplicativo para a obtenção de mais informações.

Stefany Mesquista A. Ferreira

Achei o ambiente incrível, ótima estrutura, várias fotografias, máquinas de diferentes décadas, venda de alguns objetos que se relacionam o Museu e com a fotografia.

Das várias fotos em exposição, me impressionou uma que, ao se apertar um interruptor, luzes são acesas para mostrar uma imagem da noite do Rio de Janeiro, destacando-se a Baía de Guanabara e o Pão de Açucar.

Também me chamou a atenção uma sequência de fotos, feitas do alto, registrando a existência de índios não civilizados na Amazônia brasileira. Na primeira, poucos são vistos, porque escondidos sob as árvores; na sequência dela, outras fotos vão mostrando mais e mais indígenas. […] O Museu, então, torna-se rico, mostrando pessoas de diversas idades, lugares, estilos de vida.

Karly Barroso da Trindade

A visita ao Museu da Fotografia, realizada no dia 15/03 com as turmas do 1º e 3º semestres do curso de Administração teve como principal objetivo ampliar o campo da interpretação de texto através de imagens. O Museu tem ambiente bastante intimista e simples, além de funcionários atenciosos – destaco aqui o guia Emanuel, que praticamente nos conduziu em todos os momentos da visita – os quais não apenas nos apresentaram as imagens, mas também criaram um diálogo conosco, a fim de  que conseguíssemos refletir um pouco sobre as fotografias e enxergar além da superficialidade.

Muitas fotos chamaram minha atenção. A primeira delas foi uma fotomontagem de um automóvel futurista dentro de um cemitério e com a visão de uma cidade cheia de prédios. Nós, alunos visitantes, pudemos concluir que aquela obra encaminhava a uma reflexão a partir do ditado “Da vida não se leva nada”.

Na exposição viu-se também uma foto da Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, que de início nos foi apresentada com as luzes da própria obra apagadas, mas que logo em seguida foram acesas. Aquela obra, então, além de linda, era especial por mostrar aspectos da Cidade Maravilhosa, em específico a Baia de Guanabara, o Pão de Açucar e o Cristo Redentor. Um detalhe curioso sobre essa foto é o fato de ela ter sido realizada por meio de uma técnica a qual consistiu em deixar a câmera preparada para ser acionada após determinado tempo, dentro do qual se capturou a imagem dessa parte da cidade, enquanto uma aeronave “cortava” seu céu. 

Edson Patrício Barbosa Filho

A visita ocorreu tendo por motivação principal uma análise e avaliação dos alunos quanto às peças expostas, no sentido de ampliar-lhes a capacidade leitora. Ulteriormente, os mesmos estudantes fariam uma exposição com fotografias realizadas por eles mesmos, tendo por tema geral “Um olhar sobre a cidade de Fortaleza”.

Com a visita, a turma pôde conhecer melhor e mais de perto inúmeras obras de artistas renomados que foram e continuam servindo de base para outros artistas da fotografia no mundo inteiro. Foi possível também observar outras culturas, pensamentos, ideias, assim como fases que a sociedade também vivenciou. Enfim, registros de fatos que, sem dúvida, são muito importantes até na criação da personalidade de cada um. Sendo assim, acredito que com esta visita consegui enxergar o mundo das artes de uma maneira diferente e dinâmica, na qual, quando adentramos, conseguimos ter uma noção mais ampla de toda cultura e diversidades que nos rodeiam, tornando-nos pessoas de visão mais crítica quanto aos fatos que sempre nos envolvem.  

Notas de fim de texto

² Matéria realizada pelo professor Sérgio Araujo, com depoimentos dos estudantes supracitados.

² O Museu da Fotografia Fortaleza é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, tendo por intuito divulgar obras fotográficas do mundo inteiro para a apreciação do público. Além disso, viabiliza e incentiva “a percepção, produção, profissionalização e evolução do olhar por meio de cursos e eventos diversos”. Fonte: https://museudafotografia.com.br/institucional/ Acesso em 28/03/2019.