Unichristus, uma das 4 instituições do Brasil a utilizar a técnica de plastinação em laboratório de anatomia.

Postado em 03/05/2021

Os cursos da área da Saúde têm como uma das disciplinas base da matriz curricular, a Anatomia, que estuda a forma e a estrutura dos diferentes elementos que constituem o corpo humano. Esse estudo é realizado, em sua maior parte, em laboratórios, com peças naturais (dissecadas). Nos laboratórios de Anatomia da Unichristus, além das peças naturais, são disponibilizadas também as peças plastinadas.

A Plastinação é a técnica mais sofisticada de preservação de peças anatômicas que visa substituir a água do tecido humano por polímeros, como silicone, originando, assim, uma peça de estudo atóxica e de elevada durabilidade.

Devido ao custo dos insumos, a plastinação está presente em somente 4 estados do país, sendo o Ceará um deles com existência na Universidade Federal do Ceará e na Unichristus.

Na Unichristus, as peças plastinadas são produzidas na própria instituição e podem levar até 4 meses para serem concluídas. Cada peça plastinada traz uma visão fiel de tecidos e órgãos do corpo humano, permitindo que os estudantes tenham contato com todos os tipos de casos e deformidades de doenças que o estudo necessita. Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre essa técnica:

Aprender Anatomia na prática, com a utilização das peças plastinadas, fundamenta uma boa interpretação de exames de imagem, uma melhor avaliação do seu futuro paciente e proporciona, por consequência, o melhor tratamento. Com mais de 200 peças plastinadas disponíveis em nossos laboratórios, nos destacamos pela excelência no ensino da Anatomia Humana.

Faça valer a pena. Faça Saúde na Unichristus!