Unichristus recebe curso de Hérnia Laparoscópica Inguinal

Por ricardo em Notícias, Pós-graduação maio de 15 de 2015 - 18:44

Organizado pela Sobracil (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica), teve início, no dia 13 de maio, no Campus Parque Ecológico, o primeiro curso teórico e prático de Hérnia Laparoscópica Inguinal.

DSCN1293-300x225O encontro inaugural contou com a presença do renomado Doutor Flávio Malcher (RJ), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal e atual cirurgião dos hospitais RiosD’or (RJ) e NiteróiD’or (RJ), que ministrou aula a respeito do tema Hérnia. Em sua fala, o especialista abordou aspectos relacionados às telas, próteses e técnicas utilizadas na cirurgia minimamente invasiva.

No dia seguinte à aula (14/05), ocorreram atividades práticas, todas realizadas no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (conhecido popularmente como Hospital da Polícia Militar) e sob a orientação do Dr. Flávio Malcher.

Quando tratado por meio da cirurgia laparoscópica, o paciente com hérnia pode ter alta no mesmo dia e, a depender de sua recuperação, retomar as atividades num prazo de sete a dez dias. “Essa é a grande diferença, porque o resultado, em comparação com a cirurgia aberta, ele cura da hérnia mesmo e o paciente pode voltar rapidamente à sua vida normal”, afirma o experiente doutor.

Alunos da primeira turma de Cirurgia Minimamente Invasiva da Unichristus, médicos e residentes de hospitais compareceram ao evento, a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a cirurgia laparoscópica com foco em problemas de hérnia.

A relevância do curso, em especial para residentes em medicina, foi destacada pelo Dr. Malcher: “É importante para o residente, desde o início de sua formação, ser exposto ao que há de mais moderno para que ele vá absorvendo essa informação ao longo dos primeiros anos. Então ele tem que tentar ter posição no maior número possível de eventos para poder compreender e colocar em prática esses aprendizados”, conclui.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.