Unichristus realiza parceria entre cursos de Direito e Psicologia para atendimentos à comunidade

Postado em 08/04/2022

Ação solidária de atendimento à comunidade.

Iniciativa envolve alunos e professores das duas graduações para prestar serviço gratuito

Interdisciplinaridade e prestação de serviço são os motes da parceria entre os cursos de Direito e Psicologia da Unichristus. Alunos dos dois cursos participam de atendimentos à comunidade assistida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Direito, por meio de sessões de mediação, tudo sob a tutoria dos professores. As sessões ocorrem até o dia 27 de maio no NPJ do campus Dom Luís, com horários previamente agendados.

A ação funciona da seguinte forma: os participantes da assistência de Defensoria Pública têm um momento com alunos e professores de Psicologia a fim de prepará-los para a sessão de mediação, uma hora antes de cada encontro. Após isso, vão para o espaço de atendimento de Direito, onde ficam na companhia de alunos e professores desta disciplina, que os auxiliarão na administração de seus conflitos. Além desse atendimento, a parceria entre os cursos realiza rodas de conversa e oficinas com a comunidade participante, com o intuito de levar conhecimentos relacionados à saúde mental e questões associadas à qualidade de vida, o viver em sociedade e outras temáticas que possam surgir durante o desenvolvimento do projeto.

Para a coordenadora geral do curso de Direito, Andréia Costa, a importância desse trabalho em conjunto é uma forma de preparar os alunos de ambas as áreas por meio de complementação de conhecimentos e mostrar aos alunos a importância de outra área mesmo que em âmbito diferente do curso. “Direito e Psicologia, nos tribunais e nos escritórios de advocacia, caminham lado a lado, a ponto de a solução de algumas demandas só ser possível após serem trabalhadas questões de ordem pessoal, como insegurança, rejeição, dores da infância, disputa de poder, tendência à submissão, etc”, explica a coordenadora.

Para a coordenadoria de Psicologia, a função de seus alunos nessa integração está no acolhimento e escuta da comunidade, e na experiência de situações reais dentro da formação acadêmica. “A oportunidade de discutir com diferentes profissionais, compreendendo e desenvolvendo um diálogo entre áreas distintas, mas complementares, como psicologia e direito, são essenciais para os discentes exercitarem o saber ouvir, lidar com opiniões distintas”, afirma a coordenadora geral do curso, Juliana Silva Arruda.

A parceria entre os cursos existe desde 2016, em sessões de mediação de conflitos, palestras de sensibilização para os alunos das duas graduações, discussões de casos concretos, educação em direitos, intervenções psicoeducativas, escuta e trabalhos em grupos, e rodas de conversa com temas de interesse dos assistidos atendidos pela Defensoria Pública, como o de violência doméstica e familiar, e alienação parental.

Atendimentos no NPJ

O serviço oferecido pelo Núcleo é voltado para cidadãos que não dispõem de recursos para pagar custos e honorários advocatícios e proporciona assistência jurídica gratuita feita por estagiários, sob supervisão de professores de Estágio e Defensora Pública, disponibilizando setor de mediação e conciliação que visa a solucionar de forma rápida e segura os conflitos existentes entre as partes por meio de acordos, que serão levados apenas para homologação no Poder Judiciário, contribuindo com a diminuição das demandas judiciais. Para maiores informações desse atendimento, é só entrar em contato no telefone 3457.5385 e endereço é na rua Coronel Linhares, nº 771 – Meireles.