Unichristus inicia Mestrado Profissional

Por ricardo em Notícias fevereiro de 26 de 2015 - 13:58

Mestrado em Videocirurgia e Simulação Realística em Saúde

O que é um Mestrado Profissional?

Luiz Moura – É uma modalidade de mestrado criada pela CAPES em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam de qualificação profissional. Além disso, a formação do discente do Mestrado Profissional pode ser feita em serviço, pois se espera que ele não se afaste de seu ambiente de trabalho durante o Curso. O Mestrado Profissional é semelhante ao Acadêmico em seus conceitos, porém o objetivo e a forma de condução do curso são orientados para o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. O Mestrado Profissional confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência e responde a uma necessidade de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado Acadêmico.

Fonte: www.capes.gov.br

Unichristus inicia Mestrado Profissional

Qual a importância deste Mestrado?

Luiz Moura – Este Mestrado, pioneiro no Brasil, é centrado em dois temas de suma importância da Medicina atual: simulação na área de saúde e tecnologia minimamente invasiva.A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e decisão médica que será requerida na prática assistencial. A utilização da simulação constitui um processo em ascensão dentro da educação médica, com relevância cada vez maior no século da tecnologia, da inovação e da informação, nas faculdades de Medicina, tanto no ensino e aprendizado, quanto para treinamento em extensão de educação continuada, além de pesquisa, para testar novas técnicas de uso potencial, contribuindo para a evolução da cirurgia. O aprendizado e o treinamento por meio da simulação transfere a absorção dos conceitos psicomotores de habilidades adquiridas para a prática clínica e para a sala de operação. Ela replica aspectos reais e essenciais da prática médica garantindo um ambiente seguro para a realização e o aprimoramento das intervenções.

A tecnologia minimamente invasiva está presente em várias especialidades médicas;é um grande avanço da Medicina intervencionista e está evoluindo de maneira constante. Ela é sinônimo de menor resposta inflamatória ao trauma, com os benefícios associados de menos dor pós-operatória,de menor sangramento,de menor tempo de internação, de menores riscos de infecção, de hérnias e aderências. Apresenta recuperação mais rápida, retorno precoce ao trabalho e às atividades físicas, além do benefício estético, com cicatrizes mínimas. Podemos citar como exemplos, procedimentos de menor complexidade como a remoção do apêndice e da vesícula, avançado para gastroplastias, transplantes de órgãos, correção de aneurisma cerebral, de doenças cardíacas,por meio de videocirurgiae da robótica minimamente invasiva.

Por tais características, este Mestrado abriga profissionais de outras áreas da saúde, das engenharias e de gestão sendo, assim, multiprofissional.

Como funcionará o Mestrado?


Luiz Moura-As aulas deverão acontecer em módulos, nos finais de semana e programadas para minimizar o sacrifício e o conflito de horários dos mestrandos com o trabalho, o emprego, o plantão, o ambulatório e o consultório.

Qual o tempo mínimo para a conclusão deste Mestrado?


Luiz Moura – O tempo médio é de 24 meses, contandoa carga horária das disciplinas e a defesa da dissertação.Os módulos teóricos serão ministrados nos primeiros 12 meses; os demais meses se destinarão à execução do projeto de pesquisa, orientação, composição do texto dissertativo, concluindo com a defesa da dissertação.

Unichristus inicia Mestrado Profissional

OBJETIVOS DO MESTRADO PROFISSIONAL


O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde tem por objetivos:
  • Formar e qualificar profissionais da área de Saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada, para atuar o mercado de trabalho, capacitados por meio da utilização do método científico e da pesquisa para a agregação de valores a suas atividades;
  • Fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na Videocirurgia e na área de simulação em saúde.
  • Transferir conhecimento científico para o mercado, para empresas, para o setor público e para a sociedade como um todo, visando ao aumento da produtividade;
  • Formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, por meio da simulação e do ensino,políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos em cirurgias minimamente invasivas em prol do desenvolvimento científico, econômico e social na Saúde.
  • Contribuir para o conhecimento, produção técnico-científica e solução de problemas em vídeos e simuladores na área de Saúde.
  • Validar técnicas operatórias, materiais, instrumentais cirúrgicos, e modelos de ensino teórico-práticos em simulação de cirurgia minimamente invasiva, por meio da comprovação da metodologia científica.
  • Abrir caminho para que estes produtos, uma vez validados, cheguem ao consumidor final, com evidência de eficácia,segurança, confiança, conteúdo estrutural, aplicação e utilidade prática.

PÚBLICO ALVO


O programa receberá profissionais com curso de graduação nas áreas de Saúde (Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Biologia, Administração, Psicologia, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional), Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica e informática.

Após conclusão, o mestrando terá seu diploma validado, comprovado e credenciado pelo MEC, podendo atuar na área de Saúde ou correlata a ela, na rede de Saúde pública ou privada, em empresas e parques industriais, comprofissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento científico para as empresas, para o setor público e para a sociedade civil, em especial a área da Saúde e do Ensino.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO


Simulação em Saúde e tecnologia do ensino na cirurgia minimamente invasiva.

LINHAS DE PESQUISA

  • Desenvolvimento, aperfeiçoamento e inovação tecnológica de simuladores e de instrumentos e equipamentos para cirurgias minimamente invasivas;
  • Desenvolvimento de modelos de aquisição de imagens;
  • Avaliação de modelos de ensino em simuladores;
  • Bioengenharia na aplicabilidade dos simuladores.

DISCIPLINAS

  • Método científico, Epidemiologia geral;
  • Bioestatística;
  • Análise crítica dos trabalhos científicos;
  • Bioética;
  • Métodos de investigação em pesquisa clínica e laboratorial;
  • Informação em ciência e tecnologia;
  • Informática e simulação virtual;
  • Bioengenharia aplicada a simuladores;
  • Inovação Tecnológica;
  • Patentes, Normas e Legislação;
  • Instrumentação e manejo em simuladores;
  • Inovações de modelos de treinamento em simuladores;
  • Aquisição de imagens em simuladores;
  • Modelos de ensino em simuladores;
  • Videoendoscopia e robótica.

CORPO DOCENTE

O corpo docente permanente é formado por professores doutores com reconhecida experiência no ensino e na pesquisa além de comprovada qualificação na área de concentração e linhas de pesquisa do programa, sendo, pois, multidisciplinar.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Prova de conhecimentos específicos (eliminatória);
  • Prova de idioma (classificatória);
  • Entrevista (classificatória);
  • Análise curricular (classificatória).

VAGAS

Serão ofertadas 15 vagas, sendo 10 vagas para a área da Saúde e 5 (cinco) vagas para as demais áreas.

INFORMAÇÕES

Secretaria do Mestrado – Campus Parque Ecológico
Rua Adolfo Gurgel, 133
Fone: (85) 3265.81.00
Luiz Moura, Mestre e Doutorando em Cirurgia (UFC), Professor Clínica de Cirurgia (UECE), Preceptor de Cirurgia (IJF), Coordenador do Laboratório de Habilidades Cirúrgicas (IJF e Unichristus), Diretor Clínico do Núcleo do Obeso do Ceará, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Sociedade Brasileira de Videocirurgia e robótica.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.