Única brasileira da turma: graduada Unichristus é aprovada em residência médica nos EUA

Postado em 23/03/2023

 

O sonho da residência nos Estados Unidos se tornou real para a médica Carla Melo de Matos, formada pela Unichristus em 2016. A profissional dedicou anos ao processo seletivo árduo que possibilitou a tão almejada vaga no programa de residência Sioux Falls Family Medicine, no estado da Dakota do Sul (EUA).

Se passar para a residência médica no Brasil já é um desafio, lá fora, o processo exige competências muito acima da média. A média de tempo na conclusão é de 3 a 4 anos e Carla destaca que “a primeira prova era a mais difícil, se eu não me engano é uma das provas mais difíceis do mundo”. 

A referida prova é o “Step 1” do USMLE (United States Medical Licensing Examination), de licença médica, processo necessário para aplicar na residência, que por sua vez, é requisito indispensável para atuar como médico no país norte-americano. A seleção é composta pelo Step 1: prova teórica de ciências básicas, Step 2: prova teórica clínica e prova de proficiência em inglês médico e Step 3: prova teórica com foco em formas de tratamento.

Carla ainda explica que já se preparava desde a graduação na Unichristus. “Todos os professores foram ótimos, a coordenação foi super maleável para eu concluir o internato por aqui”. Para ela, os seis meses de internato nos Estados Unidos e os eletivos realizados no país, fizeram a diferença para conquistar a sua primeira opção de residência em Medicina da Família. 

Resultados como esse, reforçam o orgulho Unichristus de oferecer uma formação de excelência e contribuir para a formação de profissionais que conquistam o mundo.