Seminário de Direitos Humanos mobiliza Curso de Direito

Por ricardo em Notícias Fevereiro de 18 de 2008 - 0:00

Na última semana, estudantes do Curso de Direito da Faculdade Christus puderam acompanhar grandes palestras durante o Seminário de Direitos Humanos, evento que teve o objetivo de envolver os alunos com os temas e as atuações práticas da área, além de conscientizá-los sobre a importância da temática para a vida profissional e social.

O professor e doutor em Filosofia, Manfredo Oliveira, foi o palestrante que deu início à rede de encontros do evento. Ele falou sobre a dignidade da pessoa humana. A professora Cláudia Leitão, coordenadora geral do Curso, apresentou o Seminário como uma grande ação que permitiria a capacidade de se pensar e discutir grandes as questões do homem.

Também participaram do evento os palestrantes Martônio Montalverne, Paulo Henrique Portela e Theresa Rachel Couto. O Seminário aconteceu entre os dias 12 e 15 de fevereiro no Auditório II no 15º andar do Campus Dom Luís.

Escritório de Direitos Humanos da Faculdade Christus – Desde 2007, com a realização do Seminário de Responsabilidade Social, que integrou estudantes de vários cursos da instituição, a Faculdade Christus deu início às ações do Escritório de Direitos Humanos.

A intenção do Escritório é subsidiar os trabalhos do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – com acordos de Direito Internacional ratificados pelo Brasil e também através do atendimento individualizado para os casos graves de violação aos Direitos Humanos. O objetivo é passar para os alunos o conhecimento dos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

A partir deste ano, a disciplina Prática Real III com ênfase em Direitos Humanos, do Curso de Direito, também integra a realização. O foco temático deste primeiro semestre é a violência doméstica, com base nos estudos relativos à Lei Maria da Penha. O projeto, que sensibiliza e capacita alunos, funcionários e professores, é coordenado  pelas docentes Tereza Rachel Couto, Mônica Barroso e Roberta Lia.

03_2grande01_2grande02_2grande