Revista Opinião Jurídica do Mestrado em Direito Unichristus entra em ranking internacional da plataforma SCImago

Postado em 20/06/2022

 

A Revista Opinião Jurídica, periódico do Mestrado em Direito Unichristus, alcançou uma nova marca de impacto internacional. A revista agora integra o prestigioso portal SCImago Journal & Country Rank (SRJ), projeto entre os grupos de pesquisadores do SCImago e da Elsevier Publishing Co.. O SCImago analisa e classifica periódicos da mesma área científica, constituindo uma espécie de selo de excelência internacional das revistas nele contidas. 

O novo fator de impacto da Revista Opinião Jurídica vem consolidar, ainda mais, o periódico científico em uma posição de destaque internacional, pois, para galgar acesso ao SCImago, as revistas devem primeiro integrar o catálogo do Scopus – banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos.

O SCImago Journal & Country Rank (SRJ) avalia e estabelece uma classificação entre os periódicos por meio de um cálculo feito a partir da contagem de citações recebidas nos três anos anteriores. O índice SCImago preza por um caráter qualitativo, pois leva em consideração a qualidade do conteúdo produzido como critério avaliativo. Os parâmetros são calculados para diversas áreas e, para cada periódico científico, é atribuído um valor de SJR e um Índice-H. Além disso, o SCImago  atribui uma classificação em quartis, que auxilia na comparação de uma revista com outras dentro da sua área/categoria, indo do Q1 – cujas revistas estão no topo de uma categoria, entre os 75% e 100% – até o Q4, com as revistas de até 25%.

Essa conquista representa uma trajetória traçada há quase 20 anos, como resultado de muito esforço e dedicação contínua por parte de toda a equipe responsável pelo periódico, dando visibilidade global não apenas aos artigos publicados pela revista, mas também reforçando, em nível global, a marca de excelência Unichristus.

 

Sobre a Revista Opinião Jurídica

É um periódico da área do Direito, que tem como intuito a divulgação de pesquisas científicas de excelência, com alto grau de exogenia (de pelo menos 75%), nas linhas de pesquisa: Constituição, Estado e Sociedade; Direito, Acesso à Justiça e Solução; Epistemologia Jurídica, Metodologia Jurídica e Editoria Jurídica; Teoria Política e do Direito. O periódico atende aos padrões internacionais, de acordo com o governo brasileiro, o qual lhe outorga estrato A2 no ranking de periódicos do Programa Qualis da Capes. 

Profa. Dra. Fayga Bedê – Editora-Chefe
Profa. Me. Natália Pinheiro – Editora-Adjunta
Patrícia Costa – Editora Técnica
Mateus Santos – Assistente Editorial