Professora Theresa Rachel é aprovada em programa de pós-doutorado

Por ricardo em Notícias junho de 4 de 2008 - 3:00

A professora do Curso de Direito da Faculdade Christus, Theresa Rachel Couto Correia, foi a autora do único projeto em Direito aceito no Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (Prodoc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ela concorreu com trabalhos oriundos de diversas áreas acadêmicas de todo o Brasil.

Com o título Formação de recursos humanos em direito internacional dos direitos humanos, o projeto da professora Theresa Rachel foi aprovado no Prodoc, que tem como um de seus objetivos complementar a formação de jovens doutores, através da participação em projetos institucionais voltados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito dos programas de pós-graduação.

Quando indagada a respeito do motivo que a levou a pesquisar sobre a temática, a docente afirma que o interesse surgiu ainda no Mestrado em Direito Constitucional, que cursou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Conheci um professor chamado Celso de Albuquerque Mello, um dos maiores internacionalistas do País e grande entusiasta dessa área, que me ensinou o verdadeiro significado dos direitos humanos, então escrevi a dissertação de mestrado neste tema e o resto foi se construindo aos poucos”, conta.

Theresa Rachel acredita que, naquele momento, encontrou sua verdadeira vocação: a pesquisa jurídica. Assim, seguiu para o doutorado em Direito Internacional e Integração Econômica e, agora, o pós-doutorado. A professora afirma que suas expectativas são muito boas e que o projeto com o qual foi aprovada possibilitará dedicação integral aos estudos. Outra perspectiva positiva da aprovação é o atendimento à necessidade que tem um doutor de estar inserido numa pós-graduação e produzir idéias inovadoras. “No meu caso, tento convencer os operadores do direito de que é possível aplicar os tratados de direitos humanos diretamente no nosso ordenamento jurídico, dando prevalência ao ser humano”, declara. A professora Theresa Rachel leciona as disciplinas Direitos Humanos e Fundamentais e Prática Real III – Direitos Humanos, e também atua no Escritório de Direitos Humanos – EDH – da Faculdade Christus.

Professora Theresa Rachel é aprovada em programa de pós-doutorado

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.