Pesquisadores da Unichristus participam de estudo sobre imunização e óbitos por Covid de pessoas com 75 anos ou mais

Postado em 02/09/2021

Estudo avaliou dados de janeiro a maio e revela impacto da vacinação em idosos.

Fonte: Pexels

Com o objetivo de avaliar a importância da imunização para pessoas a partir de 75 anos, pesquisadores da Unichristus se uniram a outras instituições para mensurar a taxa de ocorrência de óbitos entre os idosos vacinados e não vacinados.

O estudo avaliou dados de janeiro a maio de 2021, e constataram que as vacinas SARS-CoV-2, Coronavac e Astrazeneca, são altamente eficazes na redução do número de mortes relacionadas à Covid-19 em maiores de 75 anos. Revelou ainda que a taxa de óbitos de idosos não vacinados foi 132 vezes maior se comparados aos que receberam duas doses da vacina no intervalo de tempo analisado.

Os resultados do artigo foram publicados em julho na revista científica internacional Tropical Medicine and Infectious Disease*, um dos principais periódicos da área.

A Unichristus acredita que esse tipo de estudo oferece subsídios científicos para a comunidade acadêmica, para os gestores públicos e reforça a importância da produção científica.

Como foi feito o estudo?

Os cruzamentos de dados estatísticos foram feitos considerando as bases do Sistema Nacional de Mortalidade (SIM); dados do Programa de Imunizações (SIPNI), que contabiliza as vacinas aplicadas no âmbito estadual; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando a população estimada nesta faixa etária de 75 anos ou mais. Os dados são referentes aos dias 17 de janeiro a 11 de maio de 2021 e a utilização deles foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

* Tropical Medicine and Infectious Disease é um periódico internacional, científico, revisado por pares e de acesso aberto sobre medicina tropical e doenças infecciosas, publicado trimestralmente online pela MDPI.

Clique aqui para acessar o estudo completo.