Palestra apresenta Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Notícias fevereiro de 25 de 2014 - 11:13

Palestra apresenta Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e programação do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, aos alunos de arquitetura e urbanismo

Membros do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Ceará (IAB-Ce) falam sobre papel histórico da entidade e apresentam a programação do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que acontecerá pela segunda vez em Fortaleza, em abril.

A Unichristus recebe, nesta terça-feira (25/02), às 14h20, membros do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Ceará (IAB-Ce), em palestra para os alunos do curso de arquitetura e urbanismo. Na ocasião, a comitiva apresentará o papel histórico da entidade, que está entre as mais tradicionais da arquitetura brasileira, assim como expõe a programação do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), que acontecerá em abril, no Centro de Eventos do Ceará.

O IAB-Ce será representado por seu vice-presidente, arquiteto Rodrigo Ponce De Leon, acompanhado pelos arquitetos Jefferson Jonh e Igor Ribeiro, que farão apresentação do XX CBA. Os presentes poderão se associar ao IAB no local e adquirir códigos promocionais de inscrição no Congresso.

Agendado para o período de 22 a 25 de abril, o XX CBA terá como tema “Identidade e diversidade profissional”, e homenageará um ícone da arquitetura brasileira e mundial, o célebre arquiteto carioca Oscar Niemeyer. A realização é do IAB, desde 1945.

Programação

Na programação do Congresso, seis grupos temáticos serão explorados durante os três dias, além de cerca de dez temas livres, que versam sobre assuntos emergentes e indispensáveis da arquitetura e urbanismo contemporâneos. As palestras, minicursos e feiras de serviços e produtos acontecem simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará.

Entre os palestrantes convidados, mais de 50 personalidades da arquitetura local, nacional e mundial, bem como representantes de Estado e outras figuras expoentes da área, intercambiando suas experiências com o público. Entre eles, nomes como Ângelo Bucci (SP), Marcos Acayaba (SP), Carlos Medellín (Colômbia), Elizabete França (SP), Marcos Boldarini (SP), Hector Vigliecca (Uruguai), Jorge M. Jáuregui (RJ), Ricardo Correa (SP), Otávio Zarvos (SP), Fausto Nilo (CE), Marco Suassuna (PB), Alexandre Delijaikov (SP), Rosa Kliass (SP), Marcelo Ferraz (SP), entre outros.

“Para além da troca de experiências positivas entres os profissionais da arquitetura, o Congresso é também um momento de interação entre aqueles que executam o planejamento das cidades, representados pelas autoridades convidadas, com aqueles que têm a função de pensar a cidade, que são os arquitetos e urbanistas”, salienta Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA e Vice- presidente do IAB Região Nordeste.

Grupos temáticos

Mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído, novas tecnologias construtivas e revitalização dos centros urbanos são algumas das áreas contempladas. Dentre os temas explorados, também se destacam questões próprias da profissão, tais como tabelas de honorários, formação profissional, responsabilidade social e ética.

Por ocasião do XX CBA, acontece em paralelo a primeira conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Criado em 2010, o CAU marca uma vitória da categoria, abrindo novas possibilidades de ação institucional e de organização profissional, para os mais de 106 mil arquitetos registrados no país.

“O Congresso é a oportunidade que os arquitetos brasileiros têm, a cada três anos, de lançar estratégias de ações políticas e institucionais para o exercício profissional e também para pensar o papel da arquitetura e urbanismo no planejamento de construção do País”, acrescenta Odilo.

Tradição

Uma importante tradição na arquitetura brasileira, o Congresso Brasileiro de Arquitetos vem sendo realizado desde 1945. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), constitui a única série de eventos no País que propõe reunir o conjunto dos arquitetos e urbanistas, sem segmentação regional ou de especialidades profissionais.

Palestra de apresentação do IAB e do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Quando: Dia 25 de fevereiro de 2014, às 14h20.
Onde: Unicrhistus (Avenida Dom Luís, 911).
Inscrições: Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br ou contato@xxbca.com.br