Os principais desafios da profissão de Administrador de Empresas

Administração EAD, EaD, Notícias
setembro de 1 de 2017 - 10:37

Imagem 1

O aprendizado permanente, o olhar abrangente, as novas tecnologias, a globalização, as mudanças constantes no cenário econômico e político são as principais necessidades e os maiores desafios que permeiam a rotina do administrador atual.

Nesse contexto, o que podemos esperar da profissão de administrador de empresas, qual será seu espaço dentro das Organizações e para quais desafios esse profissional deve estar preparado?

Cada um desses conceitos citados é de enorme importância no dia a dia do profissional de Administração de excelência, sendo necessária a atualização constante na profissão.

Os desafios da carreira estão, principalmente, relacionados ao dinamismo do ambiente de negócios, às mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, ao uso das novas tecnologias, ao crescimento exponencial do conhecimento e à “avalanche” de informações diárias trazidas por meio da internet e das redes sociais.

A influência da globalização fez  que o ambiente das Organizações sofresse grandes mudanças. Impôs às empresas a necessidade de investimentos frequentes em modernizações e inovações para se tornarem competitivas perante o mercado nacional e internacional.

O cenário econômico e político repercute sempre, direta ou indiretamente, sobre as atividades das Organizações. Segundo as Agências de Risco e consultorias especializadas no ramo, como o “boletim Focus”,  a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), para 2017 e 2018, passará de 0,50 para 0,41%, em 2017, e a inflação para 3,71%.

O relatório também mostrou que as projeções sobre a produção industrial para este ano também pioraram. O avanço projetado para 2017 foi de 1,09% para 0,94%. Em relação ao ano de 2018, a estimativa de crescimento da produção industrial permanecerá em 2,50.

Mediante esse cenário de incertezas apresentado, as empresas devem estar em constante adaptação para identificar e prever as melhores decisões para os negócios, traçar cenários sobre o comportamento mais provável das principais variáveis do ambiente que poderão afetá-la, a fim de minimizar os impactos e se antecipar às novas tendências do mercado.

Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, assim como o crescimento da internet, mudaram a forma com que as pessoas trabalham e como as Organizações se comportam. Adaptações frequentes às mudanças são essenciais para a sobrevivência das empresas e dos profissionais da administração e da gestão. Esses fatores trouxeram ao mercado novos modelos empresariais, novos métodos de negócio e novos modos de compartilhar informações. Viabilizam processos e contribuem para conhecer melhor o ambiente competitivo em que a empresa está inserida.

Dessa forma, a incorporação de habilidades e competências nessas áreas  é fundamental para que o profissional se mantenha no mercado de trabalho. Adquirir conhecimentos como a análise de dados e o marketing digital, por exemplo, são, atualmente, essenciais para as empresas e para os especialistas.

Há mudanças identificadas, também, no âmbito social e cultural, de cidadania e sustentabilidade.

À medida que o comportamento do ser humano muda, as empresas e os profissionais nelas inseridos devem estar preparados para acompanhar essa evolução.

Práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social são grandes tendências no mercado. Deixaram de ser um diferencial para as empresas e passaram a ser práticas obrigatórias.

O compromisso com a sustentabilidade envolve princípios éticos, morais, sociais e estão diretamente focados no consumidor final, cada dia mais consciente de suas escolhas.

Cresce, então, a procura por profissionais que possuam a visão sistêmica, o fácil relacionamento com o público, os conhecimentos em marketing, o empreendedorismo sustentável e a capacidade de prever mudanças necessárias para o desenvolvimento.

Devido a essas diferentes adversidades e mudanças encontradas nos atuais ambientes econômicos e políticos, culturais e sociais, o fato de as empresas estarem  à procura de profissionais muito bem qualificados, com competências técnicas e tecnológicas, princípios éticos e morais,  acentuou-se e tem crescido nos últimos anos.

Curso de Administração

Com isso, o Curso de Administração na modalidade a distância da Unichristus busca, por meio de sua diversificada estrutura curricular, formar profissionais com amplo conhecimento nas áreas de Marketing, Gestão, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, capazes de gerenciar recursos materiais, financeiros que não tenham apenas habilidades técnicas, mas também humanas e conceituais. A rotina do curso é direcionada à integração entre diferentes áreas de atuação e envolve estatísticas, números, planejamentos e relacionamentos,  atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, público-alvo, mudanças no comportamento do consumidor, economia nacional e mundial, além de diversos outros assuntos que fazem parte do mundo da Administração.

Todos esses conceitos estão inseridos na metodologia do Curso de Educação a Distância Unichristus, e são ministrados por professores especialistas, mestres ou doutores nas áreas e com ampla experiência de mercado, para colocar no mercado profissionais prontos para enfrentar os desafios do atual cenário da Administração e da Gestão.

Imagem 2

Tags:

Arquivos

Categorias

Mais informações: (85) 3265.8100

Voltar ao topo
Unichristus
Unichristus 2022. Todos os Direitos Reservados.