Os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da Unichristus visitaram a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME)

Postado em 03/12/2018

A visita técnica foi extremamente interessante e elucidativa. O início foi marcado pela palestra de um pesquisador do órgão, Prof. Denis, que explanou os projetos realizados pela FUNCEME no sertão cearense com foco no estudo da desertificação. Os estudantes ficaram conhecendo em detalhes toda a metodologia aplicada, como também foram apresentados outros projetos de cunho ambiental desenvolvido pelo grupo de pesquisa do órgão, mostrando que a FUNCEME não só atua no monitoramento do clima e do tempo do nosso estado, como também contribui com estudos regionais para auxiliar na gestão pública de áreas degradadas propondo ações mitigatórias. Houve, também, uma palestra da profa. Maytê, Meteorologista, que proferiu um debate sobre as condições climáticas que prevalecem em nosso estado que também são monitoradas. Esse arsenal informativo é que dá subsídios ao planejamento da gestão pública, especificamente, voltado para a questão hídrica do estado. Por fim, os alunos conheceram a sala de controle onde a turma pôde vivenciar como são recebidas as informações dos satélites e como são interpretadas as imagens, que darão sentido ao prognóstico do clima e no tempo do Ceará, no país e até em escala planetária. A Visita técnica foi acompanhada pelo prof. Eliezer Abdala.