O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) como catalisador da inovação na Unichristus

Postado em 27/05/2019

Criado em 2017 no campus Parque Ecológico, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unichristus vem atuando em diferentes aspectos institucionais, sempre prezando pela garantia da proteção intelectual dos produtos, frutos de pesquisas realizadas por alunos, professores e colaboradores.

Gráfico que demonstra a distribuição dos programas de computador registrados pela Unichristus, entre funcionalidades para Web, dispositivos iOS e Android.

O NIT é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e possui autonomia para atender às demandas de cursos de graduação e pós-graduação. Atuam em sua coordenação os professores Régis Barroso Silva e Tomaz Lima de Carvalho Rocha, assessorados por uma equipe de docentes de diferentes áreas que constituem o Conselho Superior.

O seu objetivo primordial é a implementação da Política de Proteção Intelectual da Unichristus, documento aprovado pela Resolução CONSU Nº. 42/2017, que fornece os parâ-metros, as regras e as diretrizes que devem ser observados com relação à criação e à expres-são da atividade inventiva de suporte tangível ou intangível em seus aspectos científicos, tecnológicos, artísticos e literários.

Dentro das diferentes frentes de atuação, destacam-se duas principais: (i) as patentes e os registros de programas de computador e (ii) os eventos de promoção na área da inovação.

Com relação às patentes e aos registros de programas de computador, o NIT vem trabalhando com maior proximidade no atendimento às demandas dos cursos de mestrado profissional.

Professor Dr. Luiz Moura abrindo a apresentação sobre o aplicativo desenvolvido por aluno do mestrado da Unichristus.

Entre os números, chama a atenção a quantidade de aplicativos já desenvolvidos e registrados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No total, são 29 registros entre aplicativos para smartphones nas plataformas iOS e Android, além de ferramentas para a Web, todos eles voltados para a área da saúde (treinamento de habilidades e/ou ensino na área médica).

No tocante às patentes, todo o processo que envolve a busca de anterioridades, redação da documentação (incluindo desenhos), peticionamento e acompanhamento do pedido é assessorado pelo NIT. Atualmente, a Unichristus trabalha em quatro pedidos de patente; três deles encontram-se em fase de redação, enquanto um deles já foi peticionado no final de 2017.

Já em relação ao aspecto dos eventos de promoção na área da inovação, a Unichris-tus vem participando ativamente de diferentes grupos de discussão, dos quais se destacam o Projeto Masterplan da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Câmara Setorial de Inovação em Saúde da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) e o Projeto da Plataforma Ceará 2050 do Governo do Estado do Ceará.

Equipe de avaliadores reunida com representantes das startups participantes da Rodada Inovação em Saúde na FIEC. A Unichristus foi representada pelo Prof. Régis Barroso Silva.

Vale destacar que, entre essas articulações da área de inovação, o NIT partici-pou recentemente da Rodada de Inovação em Saúde promovida pela FIEC com o objetivo de reunir empresários, pesquisadores e startups, ocasião na qual foi apresentado um aplicativo desenvolvido pelo aluno do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (MEPES), Ricardo Sá Barreto, em conjunto com o seu orientador, Prof. Dr. Luiz Moura.

Outro evento relevante para a área foi a Oficina Redação de Patentes proferida pelo Prof. Henry Suzuki. Na ocasião, profissionais, pesquisadores, alunos e inventores de diferentes instituições do ecossistema de inovação no Ceará se reuniram com o objetivo de capacitação. Os participantes deram os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, a identificação e a leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros rei-vindicatórios e relatórios descritivos.

Professor Henry Suzuki, facilitador da Oficina de Redação de Patentes, ministrada em parceria com diferentes instituições do Ceará, como Unichristus, IFCE, UNIFOR, UNILAB, UECE e UFCA.

O Núcleo de Inovação Tecnológica está aberto às solicitações da comunidade acadêmica da Unichristus para atendimento às demandas relacionadas à Proteção Intelectual e ao apoio aos eventos na área da inovação tecnológica em todas as áreas e os níveis de conhecimento. Os contatos podem ser feitos diretamente pelo e-mail nit01@unichristus.edu.br ou presencialmente, no campus Parque Ecológico, no 3º andar.