NPE oferece bolsa de extensão

Por ricardo em Notícias março de 3 de 2009 - 3:00

EDITAL Nº 1/2009 – NPE

A Coordenação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE) da FACULDADE CHRISTUS, no exercício de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação no Projeto CHRISTUS – Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Consultoria a Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que será executado no período de março a agosto de 2009.

1. DOS OBJETIVOS

1.1 Geral

Apoiar o desenvolvimento de projetos de consultoria, conduzidos por professores tutores com o apoio de estudantes de bom desempenho acadêmico dos cursos de Administração, Contábeis e Sistemas de Informação e voltados para a melhoria da competitividade de micro e pequenas empresas.

1.2 Específicos

  • propiciar vivência profissional aos estudantes da Faculdade Christus sob orientação dos seus professores nas demandas de micro e pequenas empresas;
  • estreitar os laços entre a Faculdade Christus e o setor produtivo, propiciando novos padrões de relacionamento;
  • contribuir para a melhoria do padrão de qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Faculdade Christus e para a formação de seus alunos, mediante a execução de projetos;
  • reconhecer e divulgar as melhores práticas dos projetos e de seus participantes nas micro e pequenas empresas.

2. DO CRONOGRAMA

O Cronograma das atividades do projeto está descrito a seguir:

ETAPA

PRAZO FINAL

Lançamento de edital de seleção de alunos bolsistas 27/02          
Seleção de professores   27/02        
Inscrição de alunos candidatos     05/03      
Realização de teste de seleção com alunos candidatos       06/03    
Divulgação de alunos bolsistas selecionados         09/03  
Início dos trabalhos de consultoria           10/03*

* previsão

3. DOS PROJETOS DE CONSULTORIA

3.1
Os projetos de consultoria serão detalhados pela empresa cliente, juntamente com o IEL e os professores tutores. As áreas temáticas a serem abordadas pelos projetos são as seguintes:

  • Reestruturação administrativa;
  • Implantação de sistema de custos;
  • Implantação do SPED contábil;

3.2 Cada projeto de consultoria vinculará 1 (um) professor tutor e 1 (um) aluno bolsista por ele orientado;
3.3 Um projeto de consultoria multidisciplinar poderá, ainda, vincular 2 (dois) professores pertencentes ao quadro docente de cursos distintos e 2 (dois) alunos bolsistas representando, cada um, o respectivo curso do professor orientador.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Para todos os cursos as inscrições estarão abertas no período de 02 de março a 05 de março de 2009 das 8h às 11h e das 19h às 22h. As inscrições serão realizadas na recepção de andar de cada curso da Faculdade Christus – Campus Dom Luís, de acordo com o horário do funcionamento do curso.
4.2 A inscrição será efetuada mediante a entrega da Ficha de Inscrição de Aluno Candidato (anexo 1, disponível no site da faculdade). O formulário da Ficha de Inscrição de Aluno Candidato poderá ser obtido no site www.unichristus.com.br, no Aluno Online e Docente Online.
4.3 Além do formulário descrito no item 4.2 serão necessários os seguintes documentos (todos em duas vias):

  • cópias do RG e do CPF,
  • comprovante de matrícula atual carimbado e assinado pela instituição;
  • declaração da Faculdade indicando o cumprimento de, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da carga horária necessária à conclusão do curso*;
  • histórico escolar atualizado*;
  • currículo do estudante;
  • declaração atualizada do candidato atestando sua atual disponibilidade para cumprir, no mínimo, 12 (doze) horas semanais para as atividades consultoria à empresa, em horário não coincidente com as disciplinas em que esteja matriculado;
  • a inscrição só poderá ser efetuada por terceiros mediante procuração particular autenticada.

OBS.: os alunos candidatos ao Projeto estão isentos do pagamento de taxas exigidas pela Faculdade para emissão dos documentos marcados com o símbolo (*).

5. DOS CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 Ser aluno regularmente matriculado em qualquer um dos cursos de Administração, Ciências Contábeis ou Sistemas de Informação;
5.2 Haver cumprido, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da carga horária necessária à conclusão do curso, mas que não esteja cursando o último semestre de qualquer um dos cursos de Administração, Ciências Contábeis ou Sistemas de Informação;
5.3 Ter média geral de aproveitamento do curso (índice de rendimento acadêmico – IRA) igual ou superior a 6,0 (seis) no ato da inscrição, com exceção dos alunos de Sistemas de Informação que deverão ter nota final igual ou superior a 6,0 (seis) em cada uma das disciplinas a seguir:
– Análise Projeto e Implementação de Sistemas;
– Fundamentos de Contabilidade;
– Teoria Geral de Sistemas;
– Gestão Empresarial;
Obs.: Aos alunos do curso de Sistema de Informação será exigida, ainda, nota final igual ou superior a 6,0 (seis) em cada uma das disciplinas a seguir, caso tenham sido cursadas:
– Gestão de Finanças e Custos;
– Banco de Dados I;
– Prática e Gerência de Projetos;
– Redes de Computadores I.

6. DA BOLSA DE EXTENSÃO

6.1 Os alunos selecionados conforme o número de vagas em cada curso, definido no item 8 deste Edital, serão contemplados com bolsa concedida pelo Banco do Nordeste e pelas próprias empresas assistidas pelo projeto no valor total de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais), cada bolsa, durante o período de 06 (seis) meses determinado por aquela instituição;
6.2 A bolsa terá vigência de 06 meses, com início em março de 2009, conforme indicação do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC;
6.3 A efetivação do pagamento da bolsa ao aluno bolsista é de responsabilidade exclusiva do IEL e da FIEC;
6.4 Não é permitida a acumulação de bolsas concedidas por este projeto por um mesmo aluno de quaisquer dos cursos contemplados neste edital.

7. DA SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS

7.1. A seleção dos bolsistas será realizada pela Coordenação do Núcleo de Práticas Empreendedoras, mediante prova escrita objetiva a realizar-se no dia 6 de março de 2009, no Auditório I do 15º andar da Faculdade Christus (Av. Dom Luís, 911 – Meireles – Fortaleza – Ceará), às 14h30;
7.2 A prova escrita constará de 20 (vinte) questões objetivas, cujo conteúdo será aquele ministrado nas seguintes disciplinas:

7.2.1 Administração
– Teoria da Administração I;
– Teoria da Administração II;
– Administração de Serviços;
– Desenvolvimento Organizacional.
7.2.2 Sistema de Informações
– Análise Projeto e Implementação de Sistemas;
– Fundamentos de Contabilidade;
– Teoria Geral de Sistemas;
– Gestão Empresarial.
7.2.3 Ciências Contábeis
– Contabilidade avançada
– Sistemas de Informação Gerencial
– Gestão e Análise de Custos
– Legislação Tributária

7.3 Consideram-se aprovados no processo seletivo candidatos que obtiverem nota da prova escrita objetiva igual ou superior a 6,0 (seis);
7.4 Os candidatos aprovados serão classificados por curso, em ordem decrescente de notas, cuja divulgação da listagem oficial será emitida pela Coordenação do Núcleo de Práticas Empreendedoras, até o dia 09 de março de 2009;
7.5 No caso de empate entre os candidatos, serão usados os seguintes critérios, em ordem de prioridade:
a) Maior IRA (índice de rendimento acadêmico);
b) Maior carga horária cursada até o semestre imediatamente anterior a este processo seletivo;
c) Candidato que esteja cursando o semestre mais adiantado;
d) Maior idade do candidato.
7.6 Não haverá revisão das notas de prova;
7.7 Durante a prova não será permitida consulta de nenhuma espécie, seja a material de forma geral (livros e afins, máquinas e equipamentos quaisquer) ou a pessoas, sob pena de eliminação sumária do candidato do processo de seleção;
7.8 Após a divulgação do resultado, os alunos bolsistas selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso no dia 10 de março de 2009 durante a reunião de abertura dos trabalhos, a ser conduzida pela Coordenação do Núcleo de Práticas Empreendedoras, em hora e local a serem divulgados posteriormente;
7.9 Em caso de não comparecimento justificado à reunião de abertura dos trabalhos e à assinatura do termo de compromisso, os candidatos selecionados terão um prazo final para efetuar a assinatura do referido documento até o dia 11 de março de 2009.
7.10 Na hipótese de não cumprimento do item 7.9, a Coordenação do NPE convocará para preenchimento da vaga o aluno aprovado como cadastro de reserva na classificação subseqüente aos selecionados, mediante assinatura do termo de compromisso no dia 12 de março de 2009. (vide item 8.2 deste Edital)

8. DO NÚMERO DE VAGAS

8.1 Para a presente edição do Projeto CHRISTUS – IEL, serão oferecidas as seguintes vagas:

Cursos Bolsistas Cadastro de reserva TOTAL
Administração 3 3 6
Ciências Contábeis 1 1 2
Sistemas de Informação 1 1 2
Total 5 5 10

8.2 O cadastro de reserva será constituído por aqueles candidatos aprovados e classificados imediatamente após os candidatos aprovados para as vagas de bolsistas.

9. DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS BOLSISTAS

9.1 Os alunos bolsistas devem dedicar-se ao projeto de consultoria durante 12 horas semanais em todo o período de duração do mesmo, no turno da tarde.
9.2 Os alunos bolsistas deverão apresentar relatórios de avaliação individual final, conforme solicitados pela Faculdade Christus e pelo IEL;
9.3 Os alunos bolsistas deverão preencher e apresentar relatórios técnicos individuais, conforme solicitados pela Faculdade Christus e pelo IEL;
9.4 Os alunos bolsistas receberão um Certificado de Extensão após o término do Programa bem como ser-lhe-ão concedidas 40 (quarenta) horas de Atividade Complementar, na categoria Extensão, referentes ao semestre 2009.1 e de acordo com regulamento próprio de cada Coordenação de Curso.
9.6 A entrega do Certificado de Extensão bem como a concessão das horas de Atividade Complementar ficam adstritas ao cumprimento de TODOS os deveres aplicáveis ao aluno bolsista nos termos do presente Edital.
9.7 Após a divulgação do resultado não será permitida nenhuma forma de alteração do mesmo no que se refere à troca de alunos bolsistas, assim como à concessão da bolsa incentivo, exceto pelo que preconiza o item 11 deste Edital.

10. DAS OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR TUTOR

10.1
Dedicar 2 (duas) horas semanais por projeto de consultoria, tempo que será destinado a visitas à(s) empresa(s) assistida(s) e à orientação dos alunos bolsistas;

10.2
Acompanhar a realização das atividades dos alunos bolsistas, registrando-as em relatórios determinados pela Faculdade Christus e pelo IEL;
10.3 Apresentar, juntamente com o(s) aluno(s) bolsista(s), relatórios intermediários e final de execução do projeto,
10.4 Dar o suporte necessário ao aluno no tocante ao preenchimento e à entrega de relatórios;
10.5 O descumprimento de qualquer um dos itens pertinentes às obrigações do professor orientador pode implicar no seu desligamento imediato do projeto.

11. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ALUNO BOLSISTA

11.1
O acompanhamento e a avaliação do bolsista seguirão as normas estabelecidas no Convênio de Cooperação firmado entre a Faculdade Christus, por meio do Núcleo de Práticas Empreendedoras, e o IEL/FIEC.
11.2 Em caso de descumprimento reiterado das obrigações assumidas junto ao projeto de consultoria, poderá haver desligamento do aluno bolsista a critério das coordenações de curso.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1.
O aluno bolsista será desligado do projeto nas seguintes hipóteses:
a) Automaticamente, ao concluir o período do projeto;
b) A pedido do próprio bolsista, a qualquer tempo;
c) Ausência do projeto por 3 (três) encontros consecutivos ou 5 (cinco) encontros intercalados, no período de um mês, sem motivo justificado;
d) Licença médica por mais de 30 (trinta) dias ou por 02 (dois) períodos de 15 (quinze) dias cumulativos ou não;
e) Conclusão ou interrupção do curso (trancamento de matrícula total ou parcial) ou desligamento da Faculdade Christus;
f) Descumprimento do Termo de Compromisso;
g) Inadequado comportamento funcional do aluno bolsista.
12.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Núcleo de Práticas Empreendedoras, juntamente com a Coordenação de cada curso.

13. DA CLÁUSULA DE RESERVA
As Coordenações de Curso, a Vice-Direção Acadêmica e Supervisão de Campus reservam-se o direito de resolver os casos omissos bem como as situações não previstas no presente edital.

14. DOS RECURSOS
Das decisões tomadas pelas Coordenações de Curso, pela Vice-Direção Acadêmica e Supervisão de Campus não caberá qualquer recurso.

Fortaleza, 25 de fevereiro de 2009.

Prof. Msc. José Carlos Gomes de Freitas Teixeira
Vice-Diretor Acadêmico

Profª. Msc. Marbênia Gonçalves Almeida Bastos
Supervisora de Campus – Dom Luis

Profº. Msc. Luiz Antônio Gouveia de Oliveira
Coordenador do Núcleo de Práticas Empreendedoras

Profº Dr. Eleazar de Castro Ribeiro
Coordenador do Curso de Administração

Profª. Msc. Cristina Castelo Branco
Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis

Prof. Msc. Paulo Jucá
Coordenador de Pesquisa do Curso de Sistemas de Informação

ANEXO 1

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO

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