Novo Código Civil é debatido em Aula-Magna

Por ricardo em Notícias fevereiro de 28 de 2011 - 13:04

As mudanças do novo Código de Processo Civil foram o mote central da Aula-Magna 2011.1, com conferência do professor-palestrante convidado Misael Montenegro Filho. A atividade reuniu alunos, professores, coordenadores e demais estudiosos na área do Direito durante atividade cultural realizada em 24 de fevereiro.

Um resgate cronológico sobre o novo Código, desde a petição inicial à aprovação no Senado, conduziu a palestra com ênfase às principais alterações previstas no projeto. “Nosso Código atual é uma grande colcha de retalhos. Por ser complexo em recursos, com muitas vias abertas para petições e suspensões, o Código não realiza o anseio da sociedade”, argumentou o professor.

A aposta em uma dinâmica mais ágil para os processos foi o entendimento prioritário à aprovação do projeto. “O aspecto mais positivo é, de fato, a desburocratização dos processos ainda na fase inicial. Com a mudança no judiciário, a postura do operário do Direito também deve ser alterada”, apontou. A maior exigência com o judiciário e a abertura do mercado aos profissionais, a partir de conciliadores e mediadores, são mudanças diretamente relacionadas ao exercício da profissão jurídica.

A atividade marcou o início do semestre 2011.1, com as boas-vindas aos novos alunos da Faculdade Christus. “Dada a abrangência e a atualidade do tema, temos um imenso prazer em receber nossos alunos com a excelente palestra do prof. Misael”, finalizou a profa. Gabrielle Bezerra, coordenadora geral do curso de Direito.