Momentos marcantes 2010.2: Destaque Christus em Encontros de Pesquisas

Por ricardo em Notícias Janeiro de 6 de 2011 - 13:29

Em outubro último, alunos do curso de Direito participaram do XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza. Com dois títulos classificados entre os três melhores trabalhos, em cada modalidade de apresentação – painel e oral -, a Faculdade Christus reafirmou o incentivo à pesquisa, através de atividades divulgadoras do saber científico.

Na ocasião, o aluno Francisco Josifran Magalhães Alves apresentou o trabalho “Animais Não-Humanos como sujeitos de Direito: Evolução Hermenêutica ou Impossibilidade Jurídica?” e conquistou o segundo lugar na premiação (painel). A aluna Marina dos Santos Memória, com o estudo “A efetivação do Direito Social à Saúde dos Portadores de Doenças Raras: Um estudo à luz do Paradigma Neoconstitucional do Ativismo Judicial”, foi classificada em terceiro lugar na modalidade oral.

Orientado pela profa. Germana Belchior, o trabalho de Josifran Alves foi resultado da participação do aluno no grupo de estudo Meio Ambiente e Direitos Humanos: desafios e perspectivas, durante todo o ano de 2010. Já Marina Memória teve orientação da professora Christianny Diógenes. A aluna iniciou na pesquisa através das atividades Christus – Marina ingressou no Programa de Iniciação Científica, como bolsista, ainda em 2009. A parceria entre aluna e orientadora garantiu também a apresentação do mesmo trabalho em diversos encontros e congressos durante o ano, com destaque para a aprovação no Encontro Nacional da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós- Graduação (ANDHEP) e Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).