fbpx

Momentos Marcantes 2009.1: Faculdade Christus participou ativamente do Direito 2009

Notícias junho de 30 de 2009 - 3:00

O Direito 2009, em Fortaleza, foi a 20ª edição do maior evento jurídico na categoria multidisciplinar do país e contou com ativa participação da comunidade acadêmica da Faculdade Christus. Realizado no Centro de Convenções, nos dias 7, 8 e 9 de maio, o evento contou com as presenças do vice-governador do Ceará, Francisco Pinheiro, do ministro da Previdência, José Pimentel e do polêmico juiz Fausto de Sanctis.

Além de um stand no Centro de Convenções, situado no bairro Edson Queiroz, com a exposição e comercialização de livros, revistas jurídicas e material informativo, produzidos em nossa instituição, coube aos professores Hugo de Brito Machado Segundo, Carla Brizzi e Nagibe de Melo Jorge presidirem, respectivamente, as palestras de Cláudio Carneiro (fluminense especialista em Direito Tributário), de Valter Ishida (paulista especialista em Direito Penal) e do juiz Fausto De Sanctis (envolvido no caso Daniel Dantas).

O tema da palestra de Cláudio Carneiro, realizada na tarde da quinta-feira, dia 7 de maio, foi “A escravidão tributária no Brasil e seus impactos no mercado empresarial”. Por sua vez, Valter Ishida palestrou sobre as “Alterações no Novo Código de Processo Penal”, no início da noite do dia 8 de maio, sexta-feira. Outros destaques da programação do evento foram a entrega do troféu Clóvis Beviláqua, a homenagem à acadêmica Simone Carvalho, o lançamento de livros jurídicos, o sorteio eletrônico de uma bolsa integral para o Curso de Direito, que envolveu alunos de todas as Instituições de Ensino Superior do Ceará e a presença de palestrantes ilustres.

Destaque para o ministro da Previdência, José Pimentel, que teve sua palestra “Direito, Mercado de Trabalho e Previdência Social” presidida pelo vice-governador Francisco Pinheiro, e para o juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que palestrou sobre “O papel do judiciário e o crime de lavagem de dinheiro”. O professor da Faculdade Christus, Nagibe de Melo Jorge presidiu a mesa. A Revista Interagir tentou uma entrevista com o magistrado envolvido no julgamento do caso Daniel Dantas, mas De Sanctis preferiu não falar, segundo ele, por questões de segurança.

Ganharam o troféu Clóvis Beviláqua o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB/CE), Hélio Leitão; José Airton Paulo Barreto, um dos líderes do movimento social Emaús; e o professor Francisco Otávio Miranda Bezerra. Também foram lançados os livros Epistemologia Quântica e Direito Penal e Teoria Geral de Direito Penal, do professor Reno Gondim; Juslaboralismo crítico e Competência da Justiça do Trabalho, do professor doutor Marcelo Guerra; Princípios da Proporcionalidade e da Razoabilidade, de Valeschka e Silva Braga; e A Responsabilidade Civil no Rompimento do Casamento e da União Estável, do professor Michel Mascarenhas.

Para a professora Carla Sofia, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Christus, “o grande diferencial do Direito 2009 foi o alcance que ele teve em mobilizar toda a comunidade acadêmica e nesse sentido a nossa instituição participou em várias frentes, mostrando, principalmente, o viés do curso em direitos humanos e com uma intensa participação dos nossos professores nos painéis”.

300609_direito_2009_001g300609_direito_2009_002g300609_direito_2009_003g300609_direito_2009_004g

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.