Mestrado em Direito da Unichristus promove parcerias acadêmicas internacionais

Postado em 28/01/2021

Focada cada vez mais em ampliar a internacionalização do Mestrado Acadêmico em Direito, a Unichristus, por meio da Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais – COMAI, conduzido pelos Profs. Jan Krimphove e Paula Saleh em conjunto com o Prof. Juraci Mourão – Coordenador do Mestrado, organizou dois grandes eventos jurídicos em âmbito internacional, no último semestre 2020.2.

O primeiro evento, ocorreu em parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha, e com a UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco. O simpósio abordou a atual e pertinente temática sobre Direito, Processo e Tecnologia. Contou com a conferência do renomadíssimo Professor Catedrático de Direito da Universidade de Salamanca e Presidente do Instituto Iberoamericano de Direito Processual, Dr. Lorenzo Vadell Bujosa, além do Prof. Walter Muños, também desta instituição. Participaram do evento também como conferencistas os Professores Flaviane Barros (PUC – Minas), Jose Luiz Bolzan (PUC – Minas), Dierle Nunes (PUC-MG e UFMG), Sérgio Torres (UNICAP), Alexandre Pimentel (UNICAP), Jorge Bheron Rocha (UNICHRISTUS), Carlos Marden (UNICHRISTUS) e Juraci Mourão (UNICHRISTUS). Foram abordados temas como Direitos Fundamentais e Cibercriminologia; Processo Civil, Democracia e Tecnologia; Inteligência Artificial aplicada ao Processo, dentre outros.

Posteriormente, foi realizado o evento em parceria com a Universidade de Coimbra, Portugal e a UNIMAR – Universidade de Marília, sobre Direito Processual: Provas no Processo. Este segundo simpósio abordou as diversas nuances sobre as Provas no Processo, verificando a similaridade e as diferenças entre os ordenamentos jurídico brasileiro e o português. Pela Universidade de Coimbra, contamos com a participação da Professora Doutora Maria José Capelo, abordando o tema “Direito Probatório: Diálogos entre Brasil e Portugal”. Participaram como conferencistas os também renomados professores brasileiros Luiz Rodrigues Wambier (IDP), Fredie Didier Jr. (UFBA e Faculdade Baiana de Direito), Elias Marques Neto (UNIMAR), Valter Moura (UNIMAR) e Juraci Mourão (UNICHRISTUS). Foram abordadas as seguintes temáticas: O Resp e a dicotomia entre a valoração probatória e a Súmula 7, do STJ; Negócios Processuais e Poderes Instrutórios do Juiz, entre outros.

Os eventos foram realizados com transmissão ao vivo pelo YouTube, totalmente gratuito e aberto ao público externo com certificação a todos os participantes, inclusive para graduandos, que puderam contabilizar horas de atividades complementares.

Para quem não conseguiu acompanhar os eventos, basta seguir o canal da Unichristus no YouTube e acessar os simpósios. Eles estão disponíveis na íntegra!

E para 2021 teremos muito mais. Acompanhe nossas redes sociais.