MedCine coloca a ciência médica na pauta do cinema

Por ricardo em Notícias maio de 6 de 2010 - 0:00

Uma sessão de cinema diferente. Na plateia, futuros médicos e professores. Na telona, a proposta de convidar os alunos para o debate da ciência médica por outra abordagem.

“A dimensão da Medicina vai além de seu trabalho no combate e prevenção de doenças. Entendemos que é necessário ampliar a visão do estudante de Medicina em relação ao contato com pacientes, os ideais e objetivos da profissão e principalmente na qualidade e eficácia do atendimento médico”, explica as psicopedagogas do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP), Dilene Rodrigues e Elenice Machado. Para caracterizar ainda mais o ambiente de cinema, pipoca e refrigerante foram distribuídos aos presentes.
Na edição de estréia, em 14 de abril, o MedCine & Art exibiu o filme Um Golpe do Destino, que relata  a história de um famoso cirurgião às voltas com a condição de se tornar também paciente.  Diagnóstico com câncer de garganta, o médico Jack McKee (William Hurt) recebe do destino a missão de acompanhar a Medicina sobre outra perspectiva.  Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir com os médicos convidados, Dr. Alexandre de Aquino e Dra. Dirlene Ildefonso, a questão ética e humana da profissão, além da relação médico-paciente, a partir da questão retratada no filme sobre a importância do afeto e compaixão.

MedCine coloca a ciência médica na pauta do cinema060510_medcine_02060510_medcine_03