Laboratório Escola de Análises Clínicas: um diferencial no aprendizado dos alunos do Curso de Biomedicina da Unichristus

Postado em 04/06/2019

Profª Dra. Andressa Hellen de Morais Batista (Docente do Curso de Biomedicina)
Proº Dr. Antônio José de Jesus Evangelista (Docente do Curso de Biomedicina)
Profª Dra. Vládia Celia Moreira Borella (Docente do LEAC)
Profª Msc. Nayara Santos de Oliveira (Docente do Curso de Biomedicina)
Profª Msc. Renata Mirian Nunes Eleutério (Docente do Curso de Biomedicina)
Luiz Gustavo Almeida de Carvalho (Biomédico do LEAC)
Ana Audrey Botelho Corrêa Silva Vera Cruz (Biomédica do LEAC)

O Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC) do Centro Universitário Christus (Unichristus) iniciou seu funcionamento no ano de 2016, com a finalidade de promover uma maior integração com a comunidade cearense, além de atender a uma das diretrizes do curso que é a integração do ensino, pesquisa e extensão. O LEAC funciona como unidade de apoio aos serviços de saúde ofertados pela Clínica Escola de Saúde (CES), Clínica Escola de Atenção Primária (CEAP) e Clínica Escola de Odontologia (CEO), prestando serviço à comunidade de forma gratuita e contínua, auxiliando, assim, o diagnóstico de doenças e o acompanhamento desses pacientes que buscam atendimento de saúde.

O LEAC é uma das opções de campo de estágio para os alunos concludentes do Curso de Biomedicina, proporcionando aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação, além de permitir aos alunos uma importante interação com os pacientes que são atendidos pelas clínicas de saúde da IES. Dessa maneira, os acadêmicos desempenham atividades que permeiam desde a coleta e o processamento das amostras biológicas até a liberação de exames sob a supervisão de um corpo clínico laboratorial de especialistas nas áreas nas quais são ofertados os exames.

As atividades realizadas exigem que os acadêmicos coloquem, em prática, a junção de vários conteúdos, além de favorecer o desenvolvimento prático e científico do dia a dia do profissional biomédico analista clínico, realizando exames laboratoriais e interpretando os resultados por meio da análise de cada caso. Entre as atividades desenvolvidas, está o ensino, que conta com o corpo clínico do LEAC composto por docentes, a pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos de extensão, além da realização dos exames laboratoriais de bioquímica, hematologia, microbiologia, parasitologia, uroanálise e citologia ginecológica.

A bioquímica é o setor do laboratório que tem como objetivo medir e representar, quimicamente, as variações normais e patológicas que ocorrem nos seres vivos sendo as principais dosagens: glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, ureia, creatinina e testes de função hepática entre outros exames que são essenciais para medicina preventiva e o acompanhamento e/ou diagnóstico de doenças, como diabetes, dislipidemias, disfunções hepáticas e renais.

No LEAC, há o Setor de Citologia Ginecológica, em que é realizado o exame de citologia cervicovaginal, também conhecido como exame preventivo, que trata de um método de rastreamento do câncer do colo do útero, desenvolvido em 1940 pelo patologista grego George Nicolas Papanicolaou. Esse exame tem como objetivo avaliar as células que são coletadas das regiões de endocérvice, ectocérvice, junção escamocolunar e fundo de saco vaginal. Dessa maneira, é possível identificar alterações celulares em amostras de pacientes que têm lesões pré-cancerosas, que podem evoluir para o câncer do colo uterino. Ademais, esse exame é capaz de identificar infecções e inflamações, além de detectar alguns microrganismos específicos por sua morfologia característica. Pode ser realizado por todas as mulheres, mesmo que não tenham vida sexual ativa, a partir de 18 anos e antes, se a paciente já tiver relação sexual (INCA, 2006).

O Setor de Uroanálise, responsável pela análise de amostras de urina, é divido em três partes: exame físico para avaliação da cor e do aspecto da urina; químico que, por meio de tiras reativas, avalia a presença de elementos, como sangue, proteínas, bilirrubina, urobilinogênio, cetonas, glicose, densidade, nitrito e esterase leucocitária; e a sedimentoscopia que analisa cristais, cilindros, células e microrganismos que podem estar presentes no sedimento urinário.

O Setor de Parasitologia realiza o exame parasitológico de fezes (EPF), utilizando o método de sedimentação espontânea para identificar a presença de parasitas e de protozoários diferentes que podem causar doença ao homem, auxiliando, assim, no tratamento das parasitoses.

Laboratório Escola de Análises Clínicas: um diferencial no aprendizado dos alunos do Curso de Biomedicina da Unichristus

O Setor de Hematologia do LEAC tem como principal foco a análise dos elementos celulares do sangue, para apoiar a investigação de doenças que envolvem o tecido hematopoético. O hemograma é o exame mais solicitado na hematologia geral, com a finalidade de contribuir para o diagnóstico e a classificação das anemias. O Setor de Hematologia conta com linha de automação, para a rotina de hemograma, com rigorosos critérios de controle de qualidade, acompanhado de revisão de lâmina. No laboratório, também é possível realizar avaliação de distúrbios de hemostasia por meio do coagulograma. Os testes de coagulação são requisitados, principalmente, para procedimentos pré-operatórios e monitoramento do uso de anticoagulantes orais. Na rotina laboratorial, os alunos aprendem os princípios para confecção e coloração de lâminas de hematologia e como detectar as principais alterações encontradas na análise microscópica.

No Setor de Microbiologia, são realizados os seguintes exames laboratoriais: urinocultura, que visa a identificar os principais microrganismos causadores de infecção urinária; exame direto e cultura para fungos a partir de diversas amostras biológicas, com o intuito de auxiliar o diagnóstico de micoses, que são doenças causadas por fungos, e baciloscopia, que é um exame que dá suporte ao diagnóstico e ao monitoramento da tuberculose. Além dos exames realizados, o LEAC produz todos os meios de cultura utilizados em aulas práticas dos seguintes cursos: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Radiologia.

Portanto, o LEAC-Unichristus tem como compromisso principal colaborar com a promoção da saúde e do bem-estar do paciente, preconizando o atendimento humanizado em análises clínicas, além da busca contínua pela excelência da qualidade dos resultados liberados.