Histórias de Sucesso – Júlio César

Por ricardo em Notícias novembro de 4 de 2010 - 17:04

JúlioComo se constrói um sonho

No Ensino Fundamental, ele ganhou um pequeno dicionário como prêmio de segundo lugar no concurso de redação. Dali por diante interessou-se pelos estudos, e os resultados não tardaram a vir. Aprovado no concurso para Defensor Público do Estado do Ceará, com apenas 24 anos, Júlio César Matias Lobo tem uma história imperdível a contar. Acompanhe agora mais um caso de sucesso.

“Faça que você consegue”, aconselharam os pais. Eles estavam certos! Júlio César buscou: a aprovação no vestibular, o apoio do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) para subsidiar os estudos, uma bolsa da Faculdade, a aprovação (logo na primeira tentativa) no exame da OAB e o cargo de Defensor Público. Ele fez e conseguiu!

Júlio César Matias Lobo pertence a uma família grande: tem três irmãos e duas irmãs naturais, e o “irmão de criação” Francisco Charles Queiroz de Sousa. Cresceu cercado de amor e das alegrias simples que só quem já viveu no interior é capaz de compreender. Desde a infância, acalentou o sonho de tornar-se bacharel em Direito. “Eu sempre me empolguei com essa coisa de lei, juiz, toga”, diz; e foi em busca desse ideal que deixou a cidade de Quixadá (localizada a 167 km de Fortaleza) e seus familiares para estudar Direito na Faculdade Christus.

Até então, havia passado toda a trajetória escolar em colégios públicos. No interior, ele trabalhava para ajudar em casa, mas não se afastava dos estudos. Como era sempre aluno dedicado, criou um vínculo indissolúvel com o saber e se destacava por onde passava. “Quando cheguei a Fortaleza, não foi diferente. Me decidi: vou estudar! Eu só queria estudar”, enfatiza.

A obstinação de Júlio César transparecia aos amigos e professores e ao seu redor formou-se uma rede de colaboradores. Segundo Júlio César, o Professor Regnoberto Marques foi responsável por um “processo de reeducação”: o docente o instruía para a melhoria da caligrafia e para a leitura de livros clássicos (como dos escritores Machado de Assis e José de Alencar), indicava obras para aprimorar o conhecimento técnico em Direito. “Quando conheci Gérson Marques (Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Christus de 2001 a 2007) e Regnoberto Marques, eles passaram a ser meus pastores, a me guiar”, explica.

O aluno egresso conta que teve vários “mestres” durante o período em que esteve na Faculdade, uma instituição que escolheu por causa da já conhecida tradição, organização e pela qualidade do corpo docente. Explica que na sua formação foi imprescindível a participação dos professores Alexander Perazo, Nestor Araruna, Eduardo Santiago, Alexandre Bruno, Flávio Gonçalves, Noêmia Landim, Anna Luiza, Leides Marques, Anderson Barroso de Farias, Renato Monteiro Cardozo, Serginho, e todos os colegas da sua sala, que sempre acreditaram no seu sucesso.

Como sempre gostou de falar em público, participava dos Encontros de Iniciação à Pesquisa, grupos de estudo e aproveitava todas as oportunidades de ampliar os conhecimentos. Foi monitor voluntário da disciplina Direito Civil e monitor remunerado da disciplina Teoria Geral das Obrigações. O primeiro estágio foi no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), depois passou no concurso para estagiário da Justiça Federal, onde ficou por dois anos.

Com menos de dois anos de formatura, Júlio César é Defensor Público do Estado do Ceará – tomou posse do cargo no dia 25 de novembro de 2008. Ele explica que a Biblioteca da instituição foi fundamental para a aprovação no concurso. Contando com o melhor acervo de periódicos jurídicos da cidade para estudar, na hora da prova não houve surpresas.

Terminou a Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista na Faculdade Christus e relata que deseja fazer mestrado, pois não quer deixar de lecionar, atividade que exerceu em alguns cursos preparatórios para concurso de Fortaleza. Como não pode parar por aqui essa trajetória, ele já traça novos rumos, delineando seu objetivo maior que é ser Juiz Federal. Incansável, estará sempre buscando, na ânsia de alçar vôos cada vez mais altos no mundo do conhecimento.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.