A importância da Segurança da Informação

Por ricardo em Notícias, Pós-graduação agosto de 21 de 2017 - 9:52

segurança da informação curso de pós graduação

A Segurança da Informação, a cada dia, passou a ter grande importância para as empresas que utilizam Tecnologia da Informação nos seus processos diários de tomada de decisão.

Segurança da Informação é muito mais que ter um software antivírus instalado ou utilizar um firewall que impeça o ataque de agentes indevidos a sua rede corporativa. Segurança da Informação está relacionada a proteção de dados, a segurança física, a segurança ambiental, o alinhamento da Tecnologia da Informação com os objetivos e a missão da empresa, dentre outras funções essenciais para a continuidade dos negócios.

A informação é o bem mais precioso para uma empresa/indivíduo, sendo a principal fonte para as tomadas de decisão. Qualquer conteúdo que seja gerado pela empresa por meio de suas operações diárias, seja pelas transações de compra e venda, os registros de atividades dos funcionários ou qualquer outro conteúdo que necessite ser armazenamento.

Nos dias atuais, a informação passou a ser gerada na maioria das transações por meios digitais. Dessa forma, a segurança da informação existe para determinar o que pode ser afetado caso ocorram problemas relacionados a perda de acesso, o roubo de dados, a indisponibilidade de serviços, dentre outros eventos que podem interferir o funcionamento correto das atividades da empresa.

Conceitos Básicos de Segurança da Informação

A Segurança da Informação busca garantir a Confidencialidade, a Integridade, a Disponibilidade e a Autenticidade.

  • Confidencialidade – garantir que a informação seja acessada somente pelos responsáveis diretos, impedindo que seja divulgado para um usuário, entidade ou processo não autorizado.
  • Integridade – garantir que a informação não seja alterada ou excluída sem a devida autorização.
  • Disponibilidade – garantir que o acesso aos sistemas, dados e serviços seja realizado somente por usuários ou entidades autorizadas.
  • Autenticidade – garantir a identidade de quem está enviando a informação

A Segurança da Informação não diz respeito somente aos sistemas de informação, mas a todo o processo que envolva a pessoas, comunicação, equipamentos de hardware e qualquer outra atividade relacionada ao uso de Tecnologia da Informação pela empresa.

O Profissional de Segurança da Informação

O profissional de Segurança da Informação é um especialista na segurança de redes corporativas. Dentre suas atividades, ele deve garantir, por meio do uso de mecanismos de defesa, que a rede não seja invadida por pessoas não autorizadas, protegendo as informações dos usuários da empresa e seus clientes. Também trabalha na segurança de softwares e da própria infraestrutura de informática da companhia. Faz análises de risco, administra sistemas de informações e gerencia redes de computadores. Pode fazer auditorias e recuperar informações.

O curso de Segurança da Informação da Unichristus alinha as necessidades de mercado que todo profissional deve possuir, com disciplinas Legislação, Forense Computacional, Gestão de Segurança, Criptografia, Desenvolvimento Seguro, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Riscos, dentre outras.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.