II Semana da Nutrição Unichristus – “NutriUnichristus”

Postado em 29/05/2019

A II Semana da Nutrição Unichristus foi realizada no período de 19 a 22 de novembro de 2018, com o propósito de estimular a participação do corpo discente em eventos científicos, facilitando o amadurecimento do senso crítico, questionador e contextualizado com as temáticas mais atuais da Ciência da Nutrição, proporcionando um momento de aprofundamento e discussão entre os alunos, os professores e os palestrantes, com oportunidade de os discentes participarem de oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos em formato pôster, oral e exposição de maquetes de unidades de alimentação em nutrição produzidos por eles próprios.

A “NutriUnichristus 2018” trouxe uma proposta integradora e inovadora, abordando temáticas dos mais variados e atuais conhecimentos associados à prática profissional, embasando o público presente com evidências científicas e experiência prática dos palestrantes e dos professores envolvidos na programação científica.

A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório do Térreo, com a composição da mesa diretora, composta pela Coordenadora Geral do Curso de Nutrição, Professora Juliana Magalhães da Cunha Rêgo; pela Coordenadora Adjunta do Curso de Nutrição, Professora Sânia Nara Costa da Rocha; pelo Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Ceará, Nutricionista Abelardo Barbosa Moreira Lima Neto; pelo Delegado do Conselho Regional dos Nutricionistas, regional do Ceará, Nutricionista Sérgio Fonteles; e pela Professora Doutora Carla Soraya Costa, que ministrou a Palestra de Abertura.

Antes da palestra de abertura, houve um momento de descontração, com uma programação cultural surpresa que contou com a participação do humorista Ciro Santos, que abordou casos na nutrição com uma pitada de humor. A programação científica da primeira noite foi composta por três palestras, sendo a conferência de abertura intitulada “Selênio: sua importância na saúde da mulher”, que foi proferida pela Professora Doutora Carla Soraya Costa Maia.

A Conferência Magna da noite foi proferida pelo Prof. Valden Capistrano, nutricionista de referência nacional em Nutrição Esportiva Funcional, sobre a “Tríade da Mulher Atleta”, e o encerramento da primeira noite foi com a nutricionista e especialista em atendimento ao público materno infantil, Ticiane Aragão, com a temática “Nutrição e Fertilidade: o papel dos nutrientes e fitoterápicos”, encerrando a primeira noite em que abordou vários aspectos da saúde da mulher.

O segundo dia da NutriUnichristus 2018 concentrou palestras na temática de Nutrição Clínica e as Doenças Crônicas, iniciando com a Professora Doutora Richele Janaína de Araújo Machado, nutricionista, mestre e doutora em Bioquímica, ministrando a conferência “Padronização do cuidado nutricional na prática clínica do nutricionista”. Após a explanação, houve um momento de debate entre o público presente.

Com a proposta de interação entre alunos e incentivo à cultura, à música e às artes, os alunos Wadson Marques (2º semestre), Luan Freitas (3º semestre) e Victor Barroso (2º semestre) apresentaram-se no “Caça Talentos”, um evento musical, envolvendo todos os presentes, animando-os e emocionando-os com as músicas instrumentais tocadas com sax, percussão e violão.

Para encerrar o segundo dia de palestras, foi composta a “Mesa-Redonda: Atualidades em Doenças Crônicas”, com a Nutricionista, Mestre em Nutrição e Saúde e Doutora em Biotecnologia, Professora Marília Porto Oliveira Nunes, apresentando a palestra sobre o “Manejo nutricional no paciente oncológico”. Também participaram da mesa o Professor Pós-Doutor em Farmacologia, Gdayllon Cavalcante Meneses, explanando sobre “Obesidade e lesão renal: biomarcadores na prática clínica” e a Professora Mestre em Nutrição e Saúde e Especialista em Diabetes, Alane Nogueira Bezerra, esclarecendo os aspectos atuais da “Terapia nutricional no paciente diabético”.

  O terceiro dia começou mais cedo, com a realização, durante o período da tarde, do minicurso “Excel para o Nutricionista”, totalmente prático no laboratório de informática, ministrado pela Professora Doutora Richele Machado, com o objetivo de capacitar os alunos nos cálculos dietéticos e nutricionais dos planejamentos dietéticos que auxiliarão na prática profissional.

No turno da noite, aconteceu o último dia de palestras, em dois momentos distintos, com uma mesa redonda sobre “Nutrição Comportamental”, com a participação das nutricionistas: Professora Doutora Daianne Cristina Rocha, mestre e doutora em Saúde Coletiva, palestrando sobre “Nutrição Comportamental no Tratamento da Obesidade”, e Professora Especialista em Transtornos Alimentares, Myrian Fragoso Vieira, sobre o “Impacto das mídias sociais na insatisfação corporal e comer transtornado”. O público presente contribuiu para um debate bastante participativo, entre as palestrantes e a coordenação. Após um breve intervalo, a segunda mesa-redonda da noite, com a temática “Alimentos Seguros”, foi composta com a Professora Doutora Milena Bomfim, abordando a “Segurança Alimentar na prática”, e o Professor Especialista Adoniran Lopes Filho, com a palestra “Efeitos da Radiação em Alimentos”.

O último dia de NutriUnichristus 2018 foi encerrado com a oficina “Uma pitada de sabor: abordagem teórico-prática sobre a utilização de especiarias e ervas aromáticas”, realizada no Núcleo de Práticas Gastronômicas (NPG), sob o comando da Professora Richele Machado,  com a proposta de os alunos conhecerem os diversos tipos de especiarias e ervas aromáticas com alegação à saúde e às propriedades funcionais, os fatores que interferem e potencializam a disponibilidade dos compostos bioativos presentes, bem como planejarem preparações e formas de inserir esses compostos no plano alimentar.

Durante o evento, houve uma programação de apresentação de trabalhos científicos, em formato pôster, oral e exposição de maquetes (Tabela). Os trabalhos científicos, apresentados em formato banner e orais, foram inscritos por meio de edital específico para a NutriUnichristus 2018 e realizados pelos alunos do curso, como produto de projetos de pesquisa, grupos de estudo, desenvolvidos nas disciplinas ou mesmo relatos de casos, enquanto as maquetes foram desenvolvidas pelos alunos do 4º semestre, da disciplina de Serviços de Alimentação e Nutrição, sob orientação da Professora Ana Patrícia Moura, em parceria com o Professor Carlos Eduardo Fontenelle, do Curso de Arquitetura. Essa parceria foi possível por meio de aulas integradas, com os dois professores e as turmas de Nutrição e Arquitetura juntas, no laboratório de informática no Campus Dom Luís, para que fosse possível a construção da planta baixa e a elaboração das maquetes de Unidades de Alimentação e Nutrição.

As apresentações em formato pôster e as maquetes foram expostas do lado externo do Auditório do Térreo, no Campus Parque Ecológico, enquanto as apresentações orais aconteceram no auditório. Todas passaram por uma comissão e banca avaliadora, composta por professores das diversas áreas, sem ter relação direta com o trabalho avaliado, para evitar conflito de interesse no momento da avaliação. Ao final do evento, foram premiados com menção honrosa os melhores trabalhos nas três categorias. Os melhores trabalhos foram:

Modalidade Títulos dos melhores trabalhos Autores
Oral RELAÇÃO DA OBESIDADE COM ALTERAÇÕES DA MICROBIOTA INTESTINAL E TRANSTORNOS DE HUMOR Ruan Siqueira de Aquino Correia Victor Barroso Bezerra José Eduardo Honório Ribeiro Júnior Juliana Magalhães da Cunha Rêgo
Pôster ADEQUAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE ALERGÊNICOS EM RÓTULOS DE INDUSTRIALIZADOS DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO RDC 26/2015 Carlos Antônio Fortunato da Silva Junior Juliana Magalhães da Cunha Rêgo
Maquete NUTRILÂNDIA: A CRIAÇÃO DE UM PROJETO FÍSICO-FUNCIONAL DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SISTEMA INTEGRAL Catherine de Lima Araújo Graziene Queiroz Oliveira Carla Braga Campelo de Oliveira Igor de Oliveira dos Santos Antônio Wilson de Pinho Neto Ítalo Fernandes Barbosa Diego dos Santos Carlos Eduardo Costa e Silva Fontenelle Ana Patrícia Oliveira Moura Lima

A realização da II Semana da Nutrição contribuiu para as Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição, ampliando e atualizando os alunos em temas teórico-práticos nas diversas áreas de atuação, a partir da valorização dos princípios éticos e morais na conduta nutricional, por meio de discussão de temas emergentes e atuais na realidade do contexto do profissional Nutricionista atualmente.

Além de incentivar as produções científicas de docentes e discentes, esee evento se baseou nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Nutrição, no que diz respeito à formação generalista e ampla de profissionais capazes de intervir na vida das pessoas, mantendo-os sempre atualizados no exercício da profissão de Nutricionista.

Autoras:

Profas. Juliana Magalhães da Cunha Rêgo e Sânia Nara Costa da Rocha

Coordenadoras do Curso de Nutrição