Histórias de Sucesso – Paullino Jalles

Notícias junho de 27 de 2011 - 16:09

Motivação: sonhos!

Paullino Jalles Diógenes carrega o mérito de ser o mais jovem policial federal do país. Com 23 anos, o egresso do Curso de Direito tem atuação estratégica na fronteira Brasil-Peru. Nas linhas abaixo, uma trajetória de sonhos, dedicação e conquistas.

No oeste do Estado do Acre, em uma localidade conhecida como Mesorregião do Vale do Juruá, os trabalhos são intensos. Rota do tráfico internacional de entorpecentes e drogas, a cidade de Cruzeiro do Sul é ponto estratégico no combate ao narcotráfico. Lá o menino Paullino também se vê às voltas com a resolução de conflitos indígenas e a alta incidência de crimes ambientais. “Seja na selva, seja no monitoramento das vias fluviais, os desafios são muitos. A atuação na fronteira enfoca a prevenção e repressão a ilícitos penais em atividades de investigação e operação tática especializada”, explica o egresso, hoje Agente da Polícia Federal.

Concludente em Direito da turma 2010.1, Paullino traz no currículo a paixão pelo servir. Ainda estudante de graduação, formou-se Aspirante a Oficial após servir no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) -, do Exército Brasileiro. A experiência durante um ano serviu para “adquirir alguns atributos, como perseverança, espírito de grupo e liderança, que hoje são de extrema importância na profissão”, observou.

Aluno Christus desde os tempos de colégio, Paullino carrega orgulho ao falar de sua trajetória acadêmica. A visão de mundo que o curso de Direito pôde proporcionar e a possibilidade de trabalhar na Polícia foram as motivações para escolher o curso. “Meu objetivo é servir como Delegado, cargo para o qual prestarei concurso em breve. A formação em Direito é imprescindível para a realização desse sonho e sei que a Faculdade Christus tem grande participação nessa meta. Minha escolha pela instituição foi subsidiada pelo alto grau de empenho e comprometimento que vejo para com o futuro dos discentes”, pontuou. Durante os anos de faculdade, Paullino trabalhou na Defensoria Pública da União, como estagiário na área de Direito Previdenciário.

Da época, Paullino lembra da correria com as atividades de todas as disciplinas, o estágio e ainda a elaboração da monografia. No último semestre, os estudos também foram intensificados para a preparação no concurso da Polícia Federal. E logo após a formatura, a rotina continuou agitada. De fevereiro a junho, Paullino esteve em Brasília, no curso de formação da Polícia Federal. Agora, lotado no Acre, o egresso acredita que os próximos três anos serão de bastante desenvolvimento profissional. “Creio que estarei lotado aqui por no máximo três anos, quando poderei concorrer a uma remoção e talvez possa ir para mais perto de Fortaleza. Isso sem falar no concurso para Delegado, ao qual venho me dedicando com afinco”, afirmou.

Nessa história de boas escolhas, o sucesso é a consequência do esforço e da dedicação. A família Faculdade Christus espera, ansiosa, os próximos capítulos de conquistas e sonhos na vida de Paullino.