Guia prático de Chickungunya para agentes de saúde

Postado em 23/09/2019

A liga de saúde da família do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) sob orientação da professora Joseane Marques Fernandes lançam como conclusão da gestão 2017-2018 um projeto de intervenção voltado para a educação permanente dos agentes comunitários de saúde (ACS) nas unidades básicas de saúde da Regional II de Fortaleza, abordando a temática da Chikungunya, que no ano anterior havia apresentado índices epidemiológicos de epidemia no estado do Ceará.

Neste contexto, o projeto visou não só instruir esses profissionais sobre o assunto, mas torna- los responsáveis e participantes ativos no combate preventivo e no manejo diante de casos suspeitos e confirmados desta patologia. Além disso, percebendo a relevância do quadro, a pesquisa se consolidou com a produção e o lançamento do “Guia prático de Chickungunya para agentes de saúde”, sendo seu formato foi construído para que este fosse composto de ilustrações claras e de informações dinâmico-práticas de intervenção, abordando aspectos preventivos, formas de transmissão, quadro clínico, diagnóstico, conduta e acompanhamento.

Deste modo, o material educativo formulado, apresentou-se como um instrumento de fácil entendimento, colaborando posteriormente para a elaboração de um conhecimento conciso e efetivo no combate a este problema de saúde pública.

Acesse o material desenvolvido no site da EdUnichristus, clicando AQUI.