Grupo de pesquisadores buscam desenvolver ferramentas interativas com o auxílio da tecnologia que ajudem pessoas com baixa visão para leitura

Postado em 25/05/2021

Um grupo de pesquisadores do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulações na Área da Saúde (TEMIS) ligada ao Centro Universitário CHRISTUS, orientado pelo médico oftalmologista Professor Doutor João Crispim Ribeiro e pelo médico mestrando Allan Victor Gonçalves, estão desenvolvendo uma ferramenta tecnológica que auxilia pessoas com baixa visual para leitura a realizar atividades cotidianas.

O foco do estudo são pessoas a partir de 40 anos, faixa etária em que se inicia a presbiopia, conhecida como vista cansada. A presbiopia é uma condição fisiológica e relacionada à idade. É uma perda irreversível da capacidade de acomodação do cristalino (lente natural do olho), causando uma dificuldade de focalização de objetos próximos. Há relatos de insatisfação visual próximo da quarta década de vida, com estimativa de perda progressiva da capacidade de leitura a partir do final da quinta década de vida. Em um levantamento realizado em 2005 por um grupo de pesquisadores de várias regiões do mundo, foi estimado que a presbiopia atinge cerca de 1 bilhão de pessoas.

Normalmente a primeira queixa visual dos pacientes présbitas é a dificuldade para focalizar objetos próximos, sendo variável de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Pessoas que utilizam muito a visão para perto devido às exigências do cotidiano, costumam queixar-se mais cedo. Geralmente o tratamento para esse distúrbio visual é a prescrição de óculos, lentes de contato ou cirurgia ocular.

Aliando tecnologia e Medicina Baseada em Evidências, esse grupo de pesquisadores, juntamente com Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT) da Unichristus, coordenado pelo Professor Doutor Edgar Marçal almejam em um breve período de tempo disponibilizar a toda sociedade o produto final dessa pesquisa que é uma ferramenta tecnológica que auxiliará pessoas com presbiopia, que ainda se mostram intolerantes ao tratamento médico convencional ou que buscam alternativas que lhe auxiliem a realizar da melhor maneira possível atividades habituais que exijam boa visão. Além disso, essa ferramenta tecnológica terá fins educacionais destinados a usuários leigos e profissionais de saúde, disponibilizando informes atualizados sobre doenças oculares que possam causar redução da visão, alertando e ensinando a sociedade como um todo sobre a importância de manter os cuidados com a saúde ocular, muitas vezes deixada de lado.

O grupo orientado pelo Professor Doutor João Crispim Ribeiro, tem como aluno de mestrado o médico Allan Victor Gonçalves e os acadêmicos do Curso de Medicina da UNICHRISTUS e alunos de iniciação científica Géssica Rodrigues, Tiberio Farias e Vitória Araújo.