FIEC promove apresentação final dos trabalhos dos Apóstolos da Inovação da quarta edição na sexta-feira (31)

Notícias janeiro de 29 de 2014 - 19:26

FIEC promove apresentação final dos trabalhos dos Apóstolos da Inovação da quarta edição na sexta-feira (31)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), promoverá, na próxima sexta-feira, 31/1, das 15h às 17h, na sede da FIEC, a apresentação final dos trabalhos promovidos pelos participantes da 4ª edição do Programa Apóstolos da Inovação ao longo do mês de janeiro. Após visitas técnicas, contato com empresários e autoridades, eles apresentarão à sociedade o diagnóstico gerado de oportunidades e desafios para aumentar a competitividade das indústrias cearenses, realizado na Grande Fortaleza e no Vale do Jaguaribe. No decorrer desta semana, até 29 de janeiro, os apóstolos dedicarão o seu tempo para o término da apresentação final e validação dos relatórios.

Avanços

Perto de completar dois anos, o Programa Apóstolos da Inovação já inseriu 36 alunos nas três edições realizadas. Nesse tempo, foram visitadas 30 empresas, oito universidades e faculdades foram envolvidas no summer job (trabalho de férias) e negócios foram prospectados. Uma das ideias de negócios do programa, na área de turismo e serviços, fez surgir a startup Urbbox, ganhadora do Troféu do Seminário Inova 2013.

Programa Apóstolos da Inovação

O summer job é feito com alunos graduandos de alto desempenho dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Produção, Mecânica, Química, Química Industrial, Metalúrgica, Alimentos, Biologia e Biotecnologia, Administração de Empresas e Informática (software, teleinformática ou TIC) e outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). A finalidade é trazer inovação para as indústrias cearenses, retendo bons talentos em nosso estado.
Os alunos são desafiados a identificar oportunidades de inovação e novos negócios para as indústrias em questão. Para tanto, eles passam todo o mês das férias estudando o setor, visitando empresas, conversando com empresários e técnicos para identificar tais oportunidades e demandas.
Ao final de cada edição, os alunos fazem uma apresentação das principais descobertas e apontam oportunidades de inovação e de negócios para o setor estudado. Dependendo do interesse, as empresas poderão desenvolver com os alunos um projeto de inovação tecnológica na empresa.

Como funciona?

Cada empresa recebe uma dupla de apóstolos, atuando com imersão total. Eles mapeiam as necessidades de inovação, a fim de que especialistas das universidades e/ou do mercado sejam acionados para desenvolver a solução na empresa, que arcará com os custos de deslocamento e de alimentação dos alunos, no período de imersão. A bolsa e a hospedagem para os estudantes serão pagas pelo Sistema FIEC.

Instituições participantes desta edição: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Centro Universitário Christhus (Unichristhus), Universidade de Fortaleza (Unifor), FA7, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros ICTs. Mais informações por meio do e-mail apostolos@sfiec.org.br ou pelo telefone: (85) 3421 5496.

Serviço

Apresentação final dos trabalhos da 4ª edição do Programa Apóstolos da Inovação
Data: 31/1/2014
Hora: das 15h às 17h
Local: Auditório Luiz Esteves Neto, 5º andar
Endereço: Avenida Barão de Studart, 198

fonte: FIEC

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.