Estudante do curso de CMI realiza estágio internacional

Por ricardo em Notícias, Pós-graduação agosto de 8 de 2015 - 18:49
USC-300x225

Dr. Mesquita no USC Institute of Urology

Com o objetivo de ampliar sua qualificação, o Dr. Francisco Mesquita, pós-graduando do curso de Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI), foi aos Estados Unidos, para realizar estágio na USC Institute of Urology, referência mundial em Urologia.

Durante o estágio, o médico teve contato com um dos mais modernos robôs em uso na medicina, o Da Vinci. Com isso, Dr. Mesquita pôde observar e auxiliar de perto diversos procedimentos da prática urológica.

Em entrevista, o estudante de CMI pontuou diferenças entre a prática urológica realizada no Brasil e utilizada nos Estados Unidos: “O prontuário médico, por exemplo, é totalmente eletrônico. Outra diferença é que todos os pacientes são submetidos a uma bateria de exames pré-operatórios, mais complexos e mais caros do que os disponíveis no Brasil”.

As semelhanças também foram destacadas: “No quesito técnica cirúrgica, não ficamos muito atrás. Todas as cirurgias realizadas lá são também feitas aqui. Mesmo com nossos escassos recursos financeiros, nossa habilidade cirúrgica e criatividade nos aproximam deles”, afirmou Mesquita.

O pós-graduando destacou a forma como o curso de CMI contribuiu para o seu desenvolvimento profissional, fornecendo embasamentos teóricos das mais diversas especialidades que lidam com a Cirurgia Minimamente Invasiva; e, na parte prática, propiciando inúmeros treinos em simuladores nos laboratórios de habilidades cirúrgicas.

Por fim, Dr. Mesquita agradeceu a todos que o auxiliaram durante o curso de CMI: “Como residente de Urologia da Santa Casa de Fortaleza (SCMF), indico a todos os colegas que lidam com cirurgia, seja ela urológica, proctológica, digestiva, bariátrica. Serei eternamente grato ao Dr. Rômulo Silveira, chefe do Serviço de Urologia da SCMF, e ao Dr. Luiz Moura, coordenador e entusiasta do CMI, por terem incentivado e proporcionado tal experiência”.