fbpx

Ensino a distância é considerado educação do futuro

EaD, Notícias outubro de 17 de 2017 - 11:36

Disciplina e persistência são as características necessárias para quem busca o ensino a distância, chamado de EaD. Baixo custo e flexibilidade são vantagens da modalidade

Disciplina e persistência são as características necessárias para quem busca o ensino a distância, chamado de EaD. Baixo custo e flexibilidade são vantagens da modalidade

O ensino a distância significa melhorias na vida e na família de Ludmilla Freitas, 34 anos. Ela cursa o 4º semestre de Administração de Empresas na Unichristus e atua, desde 2015, no administrativo-financeiro da construtora do esposo. “Daqui a dois anos, se Deus quiser, eu vou ter o ensino superior, então mais portas serão abertas.” E as expectativas são muitas. Ludmilla pretende se tornar sócia do negócio da família ao final da graduação.

Com a vida movimentada, a estudante se divide entre os dois expedientes no trabalho, cuidados com o filho e o horário para os estudos, toda noite, na comodidade da sala de casa. “Ao invés de ficar perdendo meu tempo em Facebook, estou lendo os slides, participando dos vídeos do bate-papo”, explica Ludmilla sobre o gerenciamento da rotina. “Se no meu dia só tiver 20 minutos para estudar, eles são inteiramente utilizados.”

Quanto à necessidade de disciplina para o estudo à distância, Ludmilla lembra que foi difícil se adaptar à modalidade no início, mas conseguiu estabelecer um método. “Por ser a distancia, a gente vai deixando, ‘amanhã eu estudo’, e foram chegando as provas e quase que dava errado. Mas aí eu já estou adaptada. Todo dia estudando um pouquinho, dá certo”.

Regulamentação

A oferta de cursos a distância consta no Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A última atualização veio com o Decreto Nº 9.057 de 25 de maio de 2017, que permite a criação de polos de EaD pelas próprias instituições e o credenciamento na modalidade sem exigir a habilitação prévia para a oferta presencial.

De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado em 2015, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são ofertados no País 1.473 mil cursos superiores a distância, com crescimento de 10% ao ano, desde 2010. São mais de 1,3 milhão de estudantes matriculados, com crescimento de 50%, entre os anos de 2010 e 2015.

Expansão da modalidade

Para o coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unichristus, Marcos Ricarte, as perspectivas para a EaD nos próximos anos são “animadoras”, com a tendência de que a modalidade cresça num ritmo bem maior do que o ensino presencial. Para o coordenador, o decreto do Ministério da Educação (MEC) facilitou as condições. “O próprio MEC vê que o ensino presencial não tem condição, sozinho, de ser protagonista da expansão do ensino superior”, comenta.

Ofertando os cursos de Administração, Gestão de Marketing, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, a Unichristus pretende ainda lançar mais seis cursos de EaD, de acordo com Ricarte.

Entre as vantagens da modalidade, o coordenador aponta:
1. O aluno tem a liberdade de estudar no seu ritmo, escolhendo o horário que desejar;
2. Oferece o conteúdo de várias formas, com mais recursos pedagógicos que o curso presencial;
3. Valor mais barato, o aluno gasta menos com mensalidade, compra de livros, e locomoção. “O curso de Administração a distância chega a 40% do valor do presencial”, aponta Ricarte.


O Núcleo de Educação a Distância da Unichristus presta tutoria aos alunos de EaD. “A gente diz que o aluno estuda a distância, mas nós não queremos que ele se sinta distante”, explica o coordenador Marcos Ricarte

Perfil autônomo

O perfil do aluno de graduação à distância difere do aluno presencial. Segundo Ricarte, em geral, são pessoas de idade mais madura, a partir de 30 anos, com família constituída e sem tempo disponível devido ao longo horário de trabalho. Muitos estão na segunda graduação, porque assumiram cargos de gestão ou trabalham em área diferente da formação original. Entre as características do aluno de EaD, estão disciplina, autonomia e persistência.

Alice Mesquita, articuladora da Unidade de Atendimento do Sebrae, explica que o maior desafio para esse aluno é a constância. “A pessoa se inscreve e precisa saber que tem um tempo para realizar o curso, algumas atividades a serem cumpridas para que conclua com êxito.”

A articuladora destaca que o Sebrae oferece 200 “soluções na internet”, entre cursos, ebooks, podcast, quiz, desenvolvidos para facilitar o aprendizado. Segundo Alice, em 2017, já são 10.116 alunos matriculados nos cursos EaD do Sebrae Ceará. Entre as opções mais procuradas, estão “Iniciando um Pequeno Grande Negócio”, voltado para o empreendedor, e os da área financeira, para quem já tem negócio próprio.

“Hoje, todo mundo que tem algum tipo de produto já está, inclusive, desenvolvendo formas de fazer o ensino a distância. Alguns consultores já começam a montar cursos a distância, porque esse é o mercado do futuro”, avalia Alice.

Fonte: Jornal O Povo

Tags:

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.