Encontros Literários 2012

Por ricardo em Notícias novembro de 6 de 2012 - 12:08

Movidos pela convicção de que a leitura é o melhor caminho para levar seus alunos ao uso correto da Língua Portuguesa, os gestores da UniChristus põem em prática, permanentemente, atividades culturais como palestras, debates, minicursos diversos, dramatização de leituras (Distraídos Venceremos), cineclube e outras.

Durante o ano letivo de 2012, a Coordenação do Curso de Direito, idealizou e pôs em prática 8 (oito) Encontros Literários em que foram discutidos autores e obras de elevada importância da Literatura Ocidental.

Iniciamos pela discussão da complexa obra “Ulisses”, de James Joyce; em seguida, analisamos a “Metamorfose” e o “Processo”, de Franz Kafka. As “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e os “Bruzundangas”, de lima Barreto fecharam o ciclo de discussões do 1o semestre.

O centenário de nascimento de dois importantes autores da Literatura Brasileira norteou a escolha dos autores do 2o semestre; assim, iniciamos o mês de agosto com a discussão de “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; em setembro, debatemos Nelson Rodrigues, enfocando nas narrativas que compõem sua polêmica obra “A Vida como ela é”. Mário de Andrade, com seu “Macunaíma” (O herói Sem Nenhum Caráter) fechou o ciclo de estudos e debates do ano letivo em curso.

Prof. Edson Alencar