Egressa do Curso de Fisioterapia valida Capacete Elmo.

Postado em 09/04/2021

 

A egressa do Curso de Fisioterapia da Unichristus, Gabriela Carvalho, validou as funcionalidades e usabilidade do capacete Elmo, juntamente com o seu idealizador, Marcelo Alcântara (Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará).

O Elmo é um capacete de respiração assistida, não invasivo, genuinamente cearense e desenvolvido em força-tarefa que envolve uma parceria público privada. O dispositivo é inovador, de manuseio simples e oferta alta concentração de oxigênio, levando a uma redução do esforço respiratório do paciente e podendo, em alguns casos, prevenir a intubação e suas complicações.

Sendo uma das fisioterapeutas do Laboratório da Respiração da Universidade Federal do Ceará, Gabriela também faz parte do grupo de pesquisa do Dr. Marcelo Alcântara, onde foi seu orientador do doutorado e foi a partir daí que surgiu o convite. “O Elmo foi o primeiro grande fruto que colhi após o doutorado. ”, afirma Gabriela.

Para que o equipamento fosse produzido em larga escala, foi preciso passar por várias etapas, realizadas em tempo recorde (uma vez que a gravidade da pandemia exigia isso) por uma equipe multidisciplinar.

“Sinto orgulho, como fisioterapeuta, pesquisadora e, principalmente, como ser humano, por fazer parte de um projeto tão desafiador, inovador e relevante. Saber que o Elmo está ajudando a tantos é a maior recompensa que poderíamos ter diante do nosso trabalho e dedicação. E gratidão, por todo o aprendizado que adquiri durante essa trajetória.”, diz Gabriela.

Especialista em Fisioterapia Respiratória e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutora pela Universidade Federal do Ceará, Gabriela afirma que pretende continuar atuando com as inovações na área da saúde, trabalhando na assistência e na pesquisa e contribuindo para a sociedade.

Gabriela nos conta que: “Ter sido aluna do curso de Fisioterapia da Unichristus me tornou uma profissional de excelência tanto em valores profissionais, como também em ensinamentos para vida. Em todas as minhas conquistas, eu pude contar com a base que a Unichristus me ofereceu. ”

Nos sentimos muito orgulhosos em formar profissionais como a Gabriela e só podemos desejar mais e mais sucesso em sua trajetória profissional.