EDH inicia Mapeamento da comunidade Boca da Barra de Sabiaguaba – Projeto Inclusão à Cidadania no Litoral

Postado em 21/06/2018

Nos dias 04 e 11/05, o Escritório de Direitos Humanos da Unichristus (EDH) iniciou a realização de uma das metas mais importantes do Projeto de Extensão e Responsabilidade Social: Promovendo Inclusão e Cidadania no litoral – parte 2. A realização da pesquisa Mapeamento Socioeconômico da comunidade Boca da Barra de Sabiaguaba tem orientação das professoras Jacqueline Soares e Natalia Castilho. O objetivo principal é realizar uma caracterização sociocultural e econômica da comunidade Boca da Barra de Sabiaguaba. Os alunos do EDH participaram de um longo processo, que envolveu formação em direito ambiental e urbanístico, ética na pesquisa e pesquisa de campo no campo jurídico.  Nessa fase, estão realizando a aplicação dos questionários, em conjunto com os moradores. Ao final, com a catalogação dos dados, os resultados serão apresentados para a comunidade.

Objetivos do Projeto Litoral (EDH)

O EDH acompanha essa comunidade desde de 2015. O ano de início das movimentações acerca da regulamentação do Parque Estadual do Cocó. Durante esse período, contribui-se para promoção do direito à informação e à participação dos nativos e moradores daquela região. Realizou-se também atividades de formação e incentivo à educação ambiental. Foi realizada assessoria para o processo de formalização de uma associação de moradores na segunda fase do Projeto.

Quais são os objetivos do mapeamento?

O Mapeamento articula ações de pesquisa e extensão. Tudo a partir da demanda da comunidade de possuir dados quantitativos a respeito da sua própria realidade. Busca-se saber quantas famílias vivem ali, quais são os serviços públicos existentes ou não na comunidade, entre outros aspectos.  Os dados servirão para qualificar a participação da comunidade nos processos de tomada de decisão acerca das mudanças urbanísticas e ambientais propostas para a região.