Direito Unichristus firma parceria com Justiça Federal e Associação Brasileira de Jurimetria para estudar o impacto da judicialização da saúde

Postado em 11/11/2021

Novo projeto de pesquisa do curso de Direito da Unichristus investiga dados de judicialização da saúde em parceria com a Justiça Federal do Ceará e Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ. O acordo firmado entre as instituições visa a análise de dados com informações referentes aos anos de 2015 a 2021.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça, o número de casos na Justiça referentes à área de saúde aumenta a cada ano, ultrapassando 2,5 milhões de processos entre os anos de 2015 e 2020. Para analisar casos referentes ao Ceará, dados sobre judicialização da saúde pública serão cedidos pela Justiça Federal. A ABJ, então, selecionará uma amostragem para análise e os estudantes da Graduação e do Mestrado do curso de Direito da Unichristus formarão um banco de dados empírico. A ideia é que esse seja o início de uma parceria duradoura entre as instituições.

O lançamento do edital para participação, bem como a apresentação do novo projeto, acontecerá em evento com a presença do Juiz Federal, Leonardo Resende; do secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria, Júlio Adolfo Zucon; e do professor da Unichristus, Juraci Mourão. O evento ocorrerá na terça, 16 de novembro, às 16h. Inscrições no Painel de Eventos da Unichristus.