Direito e Cinema discute Alphadog

Notícias junho de 4 de 2008 - 3:00

No último sábado de maio, dia 31, os estudantes do Curso de Direito da Faculdade Christus lotaram o auditório do 15 ª andar do Campus Dom Luís. Isso porque, nessa manhã, aconteceu mais uma edição do projeto Direito e Cinema, com a exibição do filme Alphadog. A película narra a história de vida de Jesse James Hollywood, o criminoso mais jovem a entrar na lista dos mais procurados pelo FBI [Federal Bureau of Investigation]  e que acabou preso no Brasil, em 2005, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Filho bem nascido da Califórnia, Jesse James figurava, havia quatro anos, na lista, por tráfico de drogas e homicídio.

Após a exibição do filme, os estudantes comentaram sobre a obra cinematográfica. Durante o debate, conduzido pelo professor da disciplina de Direito Penal, Bruno Queiroz, os alunos abordaram aspectos dos crimes de extorsão mediante sequestro, homicídio, omissão de socorro, concurso de pessoas e redução da maioridade penal.

Alphadog,·do diretor Nick Cassavetes, fala da decadência dos valores morais diante de um culto cada vez mais disseminado à bandidagem travestida de cultura hip-hop americana, que já extrapolou fronteiras e dialoga com o cotidiano de diversos países, inclusive o nosso. Ao invés de abordar a hipocrisia da classe média, Cassavetes usa a história real de um traficante americano.

Colaboração: Professor Bruno Queiroz

alphadog01gradalphadog02grad