Depoimento sobre o Curso Projeto de Estruturas de Concreto Armado assistido pelo software Eberick.

Postado em 12/06/2019

Mais um curso substancial para a formação de um engenheiro civil foi ofertado pela Unichristus. O curso de curta duração projeto de estruturas de concreto armado assistido pelo software Eberick foi proposto com intuito de fazer os alunos transcenderem aos aspectos teóricos acerca das leis que governam o comportamento real do concreto em uma aplicação prática da modelagem das estruturas de um edifício. Mediante a construção passo a passo do modelo, foi possível abordar práticas inerentes à concepção de um projeto estrutural e definir uma sequência lógica para tal. Foram feitas, entre outras, discussões acerca das possibilidades dos sistemas estruturais com suas vantagens e desvantagens, diretrizes para o lançamento da estrutura, aspectos construtivos, erros mais comuns e suas soluções, configurações avançadas, etc. Para esse fim, foi escolhido o software Eberick, que é uma ferramenta para modelagem, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado moldado in loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e estruturas mistas, que possui recursos para agilizar as etapas de modelagem estrutural para pilares, vigas, lajes, escadas, fundações, reservatórios, muros e elementos de estruturas mistas. A ferramenta foi explorada para entender seus parâmetros configuráveis, seus recursos e seu potencial de aplicação. É certo dizer que o Eberick é, hoje, uma das ferramentas mais utilizadas no mercado brasileiro para concepção de projetos de estruturas de concreto armado. O curso de curta duração foi ministrado pelo Prof. Eric Mateus.