fbpx

Contatos: 3265.8100 Parque Ecológico | 3457.5300 Dom Luís

Dados e tendências do Ensino a Distância no Brasil

EaD, Notícias agosto de 23 de 2017 - 13:35

Qualidade de ensino, tecnologia avançada, mensalidades mais acessíveis, horários flexíveis e possibilidade de estudar em qualquer lugar são as principais vantagens e características e o maior motivo para o crescimento exponencial dos Cursos de Graduação e Graduação Tecnológica de Educação a Distância (EaD). A modalidade abriu, nos últimos anos, inúmeras portas àqueles que procuram por especializações ou até mesmo cursar uma faculdade sem sair de casa.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), das 3,3 milhões de matrículas no Ensino Superior, registradas entre os anos de 2003 e 2013, um terço correspondia a cursos a distância. Em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados já ultrapassava a marca de 3,8 milhões. Já os dados do último Censo da Educação Superior – de 2015 – mostram que, enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o Ensino a Distância (EaD) teve expansão de 3,9%.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é o Órgão responsável pela elaboração do “Censo EAD.BR” – Relatório Anale sem cursos na modalidade EAD, dade EAD, sobre o cenmaçcursos de graduaçustiça e em um negs Humanos, ítico da Educação a Distância no Brasil – produzido anualmente, com dados enviados pelas próprias instituições de ensino.

Esse relatório é disponibilizado a todos os interessados do setor e traz informações completas, qualitativas e quantitativas sobre o cenário da Educação a Distância no Brasil. Nele são apresentadas as tendências do mercado em relação ao tipo de instituições que oferecem EaD, aos cursos ofertados, a qual público está sendo beneficiado, às formas de administração das instituições, aos investimentos e aos desafios característicos dessa modalidade educacional.

Além disso, traça um perfil  dos alunos atendidos pelas instituições de EaD por gênero, idade e, até mesmo, se estudam e trabalham. Também traça o perfil das equipes e dos profissionais que trabalham nas instituições, indicando as formações e as médias salariais.

Veja, abaixo, alguns dados obtidos pelo último censo realizado em 2015, que tem validade até final de 2016 e que contou com as respostas de 79 Instituições de Ensino existentes no Brasil.

  • 53% dos estudantes são mulheres;
  • 49,78% têm entre 31­‑40 anos;
  • 70% das instituições públicas que ofertam cursos de EAD contam com alunos que estudam e trabalham;
  • A maioria das instituições de ensino pretendem realizar investimentos nos próximos anos, principalmente na área de cursos semipresenciais e de EAD.

Outro dado importante para o aumento da procura por cursos de EaD é a possibilidade que os estudantes ou profissionais inseridos ou não no mercado têm de cursar uma segunda graduação, mais rápida, eficaz e econômica, com mesma qualidade e validade de um curso de graduação presencial. Alguns alunos também estão optando por fazer um Curso de Graduação ou Graduação Tecnológica a Distância, em vez de escolher por cursar uma especialização ou pós-graduação.

Tendo em vista esse grande mercado, já promissor e em frequente crescimento, a Unichristus vem realizando investimentos constantes na modalidade, buscando oferecer em seus cursos de Educação a Distância processos de aprendizado completos, dinâmicos e eficientes, por intermédio da melhor infraestrutura de recursos tecnológicos, professores capacitados com mestrado e doutorado e equipe extremamente qualificada para atender às demandas do mercado.

Atuando  desde 2015, com excelência em Educação a Distância, a Unichristus figura como a única Instituição de Ensino do Ceará a ofertar Cursos de EaD com Conceito Institucional (CI), com nota 5 (nota máxima), na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, a Unichristus oferece os cursos de EaD em Administração, Processos Gerenciais e dois novos cursos, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

O Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância da Unichristus é pautado nas principais tendências do mercado e na formação dinâmica de seus alunos. Nele são ofertadas disciplinas de Matemática, Economia, Sociologia, Empreendedorismo, Marketing e Gestão, campos necessários e complementares, para formar profissionais capazes de gerir organizações de qualquer tipo e tamanho de forma assertiva e analítica.

Curso de Graduação Tecnológica

O Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais da Unichristus, por sua vez, foi desenvolvido com o objetivo de formar especialistas preparados em gestão de negócios para serem inseridos no mercado de trabalho e possui grande foco na área de empreendedorismo. Oferece disciplinas essenciais para a formação completa em Processos Gerenciais, passando por áreas de logística, recursos financeiros e recursos humanos.

Já o Curso de EaD em Gestão de Marketing visa a formar profissionais atualizados com as novas tendências do mercado de marketing, para lidar com as recentes transformações mercadológicas, sociais, econômicas e políticas, tornando suas organizações ou seus negócios mais competitivos, identificando novos produtos e serviços, bem como novas formas de se relacionar com consumidores e/ou clientes.

A Unichristus também oferece o Curso Tecnológico a Distância em Gestão de Recursos Humanos. Durante todo o curso, o aluno irá adquirir competências necessárias para gerir equipes de RH, realizar atividades de recrutamento, seleção, políticas de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de departamento pessoal e políticas de desenvolvimento humano, além de compreender a dinâmica das relações interpessoais e a cultura das organizações.

Dados-e-tendencias-EAD-Brasil

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.