Curso de Pedagogia: Grupo de Estudos Pesquisa do Lúdico na Educação reinicia atividades

Por ricardo em Notícias abril de 9 de 2008 - 3:00

O Grupo de Estudos e Pesquisa do Lúdico na Educação (GEPLE), do Curso de Pedagogia da Faculdade Christus, fundado pelos professores Ms. Ricardo Catunda e Esp. Iany Bessa, em março de 2004, reiniciou suas atividades em 2008, com a finalidade de contribuir para a formação dos professores, aprofundando temáticas lúdicas no contexto das escolas.

A metodologia do grupo basear-se-á em encontros semanais, às quintas-feiras, de 17h30min às 19h, para estudo dos teóricos que declinam sobre o tema e vivências de práticas lúdicas. Neste ano, o foco será nas discussões, debates e leituras que auxiliarão a  compreensão de como ocorre o processo de aprendizagem e as causas da não-aprendizagem, os fatores motivadores e as formas diversas de avaliar, não perdendo o de vista que a ludicidade poderá ser um agente importante no resgate do prazer de aprender, considerando os elementos da cultura cearense. Em junho, o GEPLE fará um atendimento com crianças de comunidades carentes, como ocorreu nos anos de 2004 a 2007.

Segundo os alunos egressos do Curso de Pedagogia, o GEPLE tem auxiliado sobremaneira a atuação deles como profissionais, pelo fato de prepará-los, juntamente com as aulas da graduação, a desenvolverem competências e habilidades por meio de brincadeiras, utilizando brinquedos e jogos infantis.

“Sem dúvida, meu trabalho como professora, hoje, é muito mais rico. Utilizo a criatividade, o humor, a interatividade para melhor conduzir a aprendizagem dos meus alunos. E eles se sentem felizes em estar em sala de aula. Os pais referenciam isso. Ser professor, portanto, para mim, vale a pena”, conta Ana Talyta Queiroz, aluna egressa do Curso de Pedagogia, ex-participante do grupo de estudos e professora da educação infantil de duas escolas privadas de Fortaleza.

Contribuição: Profª Iany Bessa e Profª Áurea Frota