Curso de Direito inova em Pesquisa com Núcleo de Atendimento Metodológico

Por ricardo em Notícias fevereiro de 18 de 2008 - 0:00

O Curso de Direito da Faculdade Christus oferece aos estudantes e professores atendimento de metodologia individual e especializado através do Núcleo de Atendimento Metodológico, uma inovação no quesito Pesquisa. Um dos principais objetivos do setor, que existe desde 2007, é incentivar a produção acadêmica dos alunos através de uma assessoria específica que funciona em regime de plantão, durante os três turnos.

De acordo com a professora Gabrielle Sales, coordenadora de Pesquisa e Monografia do Curso, esse serviço é uma grande novidade e diferencial que a Faculdade oferta, inédito entre as Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste. O atendimento personalizado já acontecia para estudantes dos 9º e 10º semestres da graduação. Ele foi estendido a todos os alunos do Curso, pois a Faculdade percebeu que a formalização das produções acadêmicas também é um diferencial em apresentações de trabalhos e contribui para a pontuação do currículo acadêmico. Assim, pensou-se em realizar um trabalho contínuo com os estudantes e professores. “A metodologia é uma alfabetização para a produção científica”, diz a coordenadora.

O Núcleo de Atendimento Metodológico não se restringe à orientação de metodologia, o setor também é responsável pelo acompanhamento da periodicidade da revista Opinião Jurídica – periódico científico de produção interna; presta assessoria aos alunos que participam de projetos de assistência jurídica, como os do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – e estimula a pesquisa de campo no Curso de Direito, capacitando alunos e docentes.

“Pesquisa é aprendizado. Queremos fazer da Faculdade Christus um lugar de produção”, afirma a professora Gabrielle que enfatiza a importância desse apoio institucional como um meio de desmistificação da produção acadêmica, a qual deve acontecer de forma natural. O Núcleo funciona de segunda a sexta, durante os três turnos, no 5º andar do Campus Dom Luis da Faculdade Christus.