fbpx

Curso de Direito divulga edital do concurso de artigos científicos

Notícias janeiro de 26 de 2009 - 3:00

FACULDADE CHRISTUS
COORDENAÇÃO DE PESQUISA E MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO

EDITAL 01/2008

Estabelece as normas procedimentais para o Concurso de Artigos Científicos sobre o tema “A concretização dos direitos humanos após 20 anos da Constituição Federal de 1988 e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A Coordenação Geral do Curso de Direito da Faculdade Christus convoca os interessados a participar do Concurso de Artigos Científicos, cujo tema será “A concretização dos direitos humanos após 20 anos da Constituição Federal de 1988 e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A Coordenação Geral, por meio do presente Edital, estabelece as normas procedimentais para o envio dos trabalhos, prazos e diretrizes, nos termos preceituados a seguir:

Art. 1º. O Concurso de Artigos Científicos objetiva incentivar, em meio ao corpo discente do Curso de Direito da Faculdade Christus, o estudo e a pesquisa científica sobre a concretização dos direitos humanos nesse momento em que a Constituição Federal de 1988 completa 20 anos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos comemora 60 anos de vigência.

Art. 2°. Os artigos deverão versar sobre o tema proposto, sob pena de desclassificação do certame.

Art. 3º. Os trabalhos inscritos serão avaliados por Comissão Julgadora nomeada para este fim pela Coordenação de Pesquisa e Monografia, observando os seguintes critérios:

1. Adequação ao tema proposto;
2. Originalidade e relevância da abordagem;
3. Observância das normas gramaticais, ortográficas e da ABNT;
4. Bibliografia utilizada.

Art. 4º. Serão premiados os 03 (três) melhores artigos analisados, com a seguinte premiação:
I – Primeiro lugar: um exemplar do Houaiss Dicionário da Língua Portuguesa, um pen drive, um exemplar da revista Opinião Jurídica e uma menção honrosa concedida pela Faculdade Christus.
II – Segundo lugar: um exemplar do Dicionário de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa, um pen drive, um exemplar da revista Opinião Jurídica e uma menção honrosa concedida pela Faculdade Christus.
III – um exemplar do Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos da Língua Portuguesa, um pen drive, um exemplar da revista Opinião Jurídica e uma menção honrosa concedida pela Faculdade Christus.

Parágrafo único. Os alunos premiados receberão 15h de atividade complementar no Grupo II – Pesquisa; havendo orientação, os professores orientadores receberão menção honrosa concedida pela Faculdade Christus.

Art. 5°. O resultado do concurso será divulgado por ocasião da abertura da Semana do Direito 2009.

Art. 6º. Poderão participar deste certame os alunos regularmente matriculados no Curso de Direito da Faculdade Christus. Os certamistas e os professores orientadores, se houver orientação, receberão declaração de participação no concurso.

Art. 7°. As inscrições ocorrerão de 03 a 07 de fevereiro de 2009 na Coordenação de Pesquisa e Monografia do Curso de Direito (5° andar), consistindo em preenchimento de formulário, subscrição de declaração de ineditismo e autenticidade do artigo e depósito do artigo científico em envelope lacrado, contendo três cópias impressas e em cd ou dvd, com arquivo em formato pdf.

Art. 8°. Os artigos não devem conter qualquer identificação do aluno, que deverá indicar um pseudônimo nas três vias impressas e na via digital, visando a uma maior isenção e transparência por parte dos membros da Comissão Julgadora.

Parágrafo único. A Coordenação de Pesquisa e Monografia será exclusivamente responsável pela relação de casa pseudônimo com a respectiva identificação do aluno.

Art. 9°. Os candidatos poderão inscrever somente um artigo científico, que deverá ser individual.

Art. 10°. Os artigos inscritos e a documentação apresentada não serão devolvidos.

Art. 11°. Os trabalhos deverão obedecer as normas da ABNT e as normas constantes deste edital, nos seguintes termos:

1. Os artigos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa;
2. Os artigos devem ser apresentados em formato pdf, em fonte times new romam, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos 0pt antes e 12 pt depois, recuo de primeira linha de 1cm, com margens justificadas, devendo possuir de 06 (seis) a 15 (quinze) laudas;
3. As páginas devem ser configuradas em tamanho A4;
4. Os títulos e subtítulos, quando houver, deverão ser redigidos em negrito, com fonte 14 e com espaço simples entre linhas;
5. A primeira página do artigo deverá conter o pseudônimo do autor, logo abaixo do título;
6. As citações até três linhas devem ser feitas no corpo do texto, entre aspas;
7. As citações com mais de três linhas devem ser feitas com recuo de 4cm, sem aspas, em fonte 10 e espaçamento simples entre linhas;
8. As indicações bibliográficas e as notas explicativas devem ser feitas em nota de rodapé, em fonte tamanho 10, modo justificado;
9. Todas as citações feitas no corpo do texto deverão constar ao final, do tópico Referências, que deverá ser redigido em ordem alfabética.

Art. 12°. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusivamente dos candidatos inscritos, ficando autorizada sua eventual publicação de forma gratuita.

Art. 13°. A apresentação da inscrição implica a concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente edital por parte do candidato.

Art. 14°. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora.

Fortaleza, 11 de novembro de 2008

Cláudia Sousa Leitão
Coordenadora Geral
Curso de Direito da Faculdade Christus

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.