COMUNICADO CORONAVÍRUS

Postado em 13/03/2020

A integridade da saúde de nossos alunos, professores e demais colaboradores é nossa prioridade. Por isso, estamos atentos às determinações da Secretaria de Saúde do Ceará e das demais autoridades competentes quanto às medidas que devem ser tomadas para a prevenção do COVID-19 (coronavírus).

Como medida preventiva, aumentamos a quantidade de dispositivos de higienização em cada um dos campi, intensificamos a rotina de limpeza em áreas de utilização comum e iniciamos a afixação de cartazes e painéis com orientações gerais sobre o coronavírus.

Por tratar-se de uma crise global extremamente dinâmica e mutável, é necessário que lidemos com o assunto com prudência e seriedade, escutando e cumprindo as determinações dos órgãos competentes. As medidas preventivas serão atualizadas à proporção que as autoridades de saúde as modificarem.

Determinações

É importante ressaltar que as atividades da Unichristus estão mantidas em todos os nossos campi. Divulgaremos novos comunicados caso haja qualquer alteração.

Segundo legislação já existente, pessoas com doenças infectocontagiosas não devem comparecer à Instituição. Além disso, determinamos que, a partir deste momento, quem apresentar sintomas compatíveis com o do COVID-19 (febre, dor de garganta, tosse e dificuldades respiratórias) também deve permanecer em casa até apresentar cura do quadro viral.

Pessoas que venham de regiões onde há grande quantidade de infectados pelo COVID-19 (Estados Unidos, Itália e outros países da Europa, China, Irã e Coréia do Sul, por exemplo) também não devem comparecer à Instituição por sete dias, após a data do seu retorno, mesmo que não apresentem sintomas. Depois desse período, devem entrar em contato com a coordenação de seu curso para, possivelmente, retomar as suas atividades acadêmicas. As mesmas ações devem ser seguidas pelos colaboradores da Instituição, que devem procurar seus superiores.

Adicionalmente, pessoas que tiveram contato direto com infectados pelo coronavírus devem permanecer em casa pelo período de sete dias. Caso surjam sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

Prevenção

Ainda não existe vacina para o coronavírus; portanto, a forma mais eficaz de proteção é a prevenção, que se dá por meio da prática de bons hábitos de higiene, dentre eles:

• lavar, regularmente, as mãos, após a utilização do banheiro, antes das refeições e sempre que se fizer necessário;

• cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar com um lenço de papel e jogá-lo no lixo. Caso esteja sem um lenço de papel, cobrir a boca e o nariz com o antebraço e lavar as mãos e o antebraço em seguida;

• quando possível, evitar aglomerações e ambientes fechados;

• não compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, lápis, borrachas, talheres, copos, garrafas e pratos;

• evitar o compartilhamento do telefone celular, quando autorizada a sua utilização;

• evitar tocar em olhos, mãos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• evitar cumprimentar com beijo, abraço ou aperto de mão.

Atenciosamente,

José Lima de Carvalho Rocha

Fortaleza, 13 de março de 2020