Cinco dicas para otimizar os processos gerenciais de uma empresa

Por ricardo em EaD, Notícias, Processos Gerenciais junho de 30 de 2017 - 11:20

Para uma maior agilidade e segurança nos negócios de uma empresa, independentemente do seu porte, é fundamental a otimização de seus processos gerenciais, visando a uma melhor utilização de seus recursos. Confira agora cinco dicas para otimizar esses processos gerenciais e entenda que vantagens isso traz para a organização.

  1. Compreenda o que são processos gerenciais

Nas empresas, existe uma série de processos que dependem de outros aspectos relacionados à gestão da organização como um todo. Esses fatores, que correspondem ao planejamento, à organização, à direção e ao controle do negócio, chamam-se processos gerenciais.

O gerenciamento desses processos é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa, pois, por meio dele, as atividades tornam-se racionais e produtivas, possibilitando uma maior agilidade e lucratividade em todas as etapas de elaboração, da produção e da comercialização de serviços e produtos.

  1. Entenda as diferenças entre os processos

Percebendo a relação entre os processos gerenciais e as atividades da empresa, é possível dividi-los em categorias.

Processos Primários: são aqueles ligados à essência do funcionamento da empresa que caracterizam a atuação da organização e recebem apoio de outros processos internos, gerando o serviço/produto para o cliente interno ou externo.  Os processos organizacionais enquadrados nessa categoria possuem forte relação com a cadeia de valor da empresa, ligado à compra, à transformação e à venda de serviços, produtos e insumos.

Processos de Suporte: estão diretamente relacionados à gestão dos recursos necessários ao desenvolvimento de todos os processos da empresa. Seus resultados podem ser imperceptíveis ao cliente, mas são essenciais para a gestão efetiva da empresa, garantindo o suporte adequado aos processos primários, de produção ou geração do produto/serviço final.

Processos Gerenciais: estão ligados ao planejamento, à organização, à direção e ao controle dos recursos organizacionais de uma empresa, possuindo, assim, grande influência sobre o êxito da organização. Assemelham-se aos processos de suporte por não ter uma relação direta com o cliente, mas é a partir desses processos que se firma a busca por garantir a conquista dos objetivos – financeiros e operacionais – da empresa.

Para o bom funcionamento de uma empresa, é necessário aperfeiçoar esse conjunto de processos em uma rede integrada. Cada um depende, de forma direta ou indireta, das outras etapas, portanto monitorar e controlar cada uma dessas etapas, de forma individual e coletiva, é essencial para a manutenção do negócio e adaptação ao ambiente externo e suas mudanças.

  1. Use um ERP para otimizar os processos

O ERP – Enterprise Resource Planning – é um tipo de software para gestão de negócios que tem por objetivo apoiar as empresas na organização e no controle de suas informações. Por meio de um sistema como este, é possível integrar e gerenciar os recursos, dados e processos da empresa, para que, assim, haja maior assertividade no planejamento e na execução das metas organizacionais, além da mensuração e da análise de resultados em detalhes.

Escolher um bom sistema de ERP é muito importante para otimizar os processos gerenciais de uma empresa. Com o uso correto dessa ferramenta, é possível encontrar soluções inteligentes para problemas possíveis nas diversas áreas da empresa, integrando-as em interfaces amigáveis que contam com suporte tecnológico disponível em caso de dúvidas. Além disso, o uso de ERP permite facilitar a padronização dos processos de sua empresa, tornando-os mais objetivos, simples e seguros.

  1. Controle suas atividades empresariais

Todos os processos de uma empresa têm como sua última etapa o controle das atividades da organização. Elas poderão ser controladas por meio do uso de um ERP que integrará importantes informações sobre a empresa e mostrará parte do caminho para o crescimento do negócio e o que pode ser melhorado para o futuro, garantindo a continuidade da empresa.

  1. Conheça as vantagens tecnológicas nos processos gerenciais

Em um mercado globalizado, o uso da tecnologia nos processos gerenciais de uma empresa torna-se de suma importância para a sua sustentação no mercado. Com uma padronização e agilidade nos processos promovidos pelas novas tecnologias, há redução de custo, eliminação dos erros e dos problemas nas atividades empresariais. Como consequência, há um aumento da lucratividade devido ao fato de os recursos organizacionais serem mais bem utilizados e abre-se espaço para investir e crescer.

Além disso, as diversas ferramentas tecnológicas podem auxiliar no monitoramento dos colaboradores e de seu desempenho na elaboração das funções na organização e no mapeamento das atividades da empresa para a tomada de decisões que garantam o êxito organizacional.

Cinco dicas para otimizar os processos gerenciais de uma empresa

Tags:

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.