Capacitação Docente Fisioterapia 2014.1

Notícias fevereiro de 6 de 2014 - 13:54

Entre educadores de diversas áreas do conhecimento, é consenso que informações transmitidas pelos professores e memorizadas pelos alunos com propósito de que sejam reproduzidas posteriormente não são suficientes para que crianças, jovens e adultos se insiram na sociedade e participem dela solucionando problemas que emergem da realidade.

De fato, os diversos segmentos de ensino têm a responsabilidade de desenvolver ações metodológicas no âmbito institucional que propiciem a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, favorecendo a conquista de níveis complexos de pensamento, de habilidades adequadas e de comprometimento com atitudes tomadas e, para realizar o trabalho de desenvolvimento cognitivo, de habilidades e de atitudes, é necessário que professores adotem práticas pedagógicas inovadoras e estratégias de ensino ativas.

Nesse contexto, uma das prioridades da coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Romina Mourão, é manter o corpo docente do curso constantemente atualizado. Por isso, no dia 20.1.2014, promoveu uma Oficina sobre Metodologias Ativas, ministrada pela professora Aurea Frota. O evento teve como objetivo preparar professores para planejar metodologias ativas e empreendê-las em suas aulas no Curso de Fisioterapia, com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, favorecendo a conquista de níveis complexos de pensamento, de habilidades adequadas e de comprometimento com atitudes tomadas.