Campanha de Prevenção da Obesidade Infantil

Por ricardo em Notícias novembro de 8 de 2012 - 19:00

O dia 11 de outubro é o Dia Nacional e Internacional de Prevenção da Obesidade. Com a proximidade do Dia da Criança, dia 12, e observando um aumento crescente na incidência de crianças obesas, que já afeta cerca de 1/5 dessa população no Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Ceará (SBEM-CE) promoveu mais uma campanha de alerta a população com o lema: “Obesidade não é brinquedo: É doença!”.

No início da semana da Campanha de Prevenção da Obesidade Infantil, endocrinologistas participaram de programas de rádio e televisão, debatendo sobre o tema e incentivando os cuidados na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes e suas complicações, como hipertensão e diabetes, que também estão crescendo nessa faixa etária.

O ápice do movimento ocorreu no dia 20 de outubro, no Shopping Iguatemi, onde se reuniram endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos e estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro Universitário Christus (Unichristus), integrantes do Núcleo de Endocrinologia e Metabologia (NEM) e demais acadêmicos, que colheram um questionário e avaliaram antropometricamente dezenas de crianças. Após a avaliação, os pais, avós e/ou cuidadores recebiam orientações quanto ao combate da obesidade infantil, sobre uma alimentação saudável e atividades para o estímulo de exercícios físicos para a criança e seus familiares.