A atual conjuntura socioeconômica brasileira e os desafios desse cenário para os profissionais da administração

Administração EAD, EaD, Notícias
outubro de 20 de 2017 - 17:55

Com o atual cenário socioeconômico que permeia o Brasil e o mundo, os administradores de empresa não podem deixar de enxergar o que está acontecendo no mundo exterior. Tanto empregados quanto empreendedores e empresários estão preocupados com os rumos que a economia vem tomando nos últimos tempos.

Toda essa preocupação vem fazendo que empresários adiem investimentos e novos empreendimentos, e empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciarem seus projetos.

Outras empresas, porém, identificaram que, com a crise, surgem oportunidades. Neste caso, é importante observar a capacidade que a Organização tem de se manter firme perante os fatos recorrentes.

Alguns pontos importantes a serem analisados são a capacidade financeira, condição primordial para enfrentar a crise, o poder de liderança – inspirar e transmitir confiança e sinceridade. Além disso, neste momento, são recursos essenciais pessoas, momento de mapear o capital intelectual, seu maior ativo, e aproveitar ao máximo a capacidade de inovação, criatividade e energia de trabalho de seus colaboradores.

Por essas e outras razões, o profissional de administração e gestão empresarial, para agir de acordo com o que mercado está demando e gerir estrategicamente os negócios, deve atentar para questões relacionadas à expansão econômica, ao comportamento dos preços, sob os efeitos da inflação, renda per capita, custo de vida, especialização da mão de obra e avanço tecnológico. É imprescindível, também, ter o domínio sobre recursos como fontes de exportações e importações, balança comercial, aumentos de impostos, déficits governamentais e fatores que estão sempre provocando mudanças na economia.

Nesse contexto, o profissional da área deve manter-se sempre atualizado sobre as novas tecnologias, a globalização, as mudanças constantes no cenário econômico e político, os fatores que indicam onde estão os maiores desafios que fazem parte da rotina do administrador atual.

Os desafios da carreira estão, principalmente, relacionados ao dinamismo do ambiente de negócios, às mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas, ao uso das novas tecnologias, ao crescimento exponencial do conhecimento e à avalanche de informações diárias trazidas por meio da internet e das redes sociais.

Entre as palavras-chave e as competências necessárias para desbravar as mudanças nesse cenário, estão Estratégia, Inovação, Liderança, Empreendedorismo Sustentável, Planejamento, Organização e Estruturação, Comunicação e Flexibilidade.

Os profissionais que possuem essas características têm mais vantagens e grandes chances de manterem seus negócios competitivos mediante a grande concorrência e as alterações mercadológicas.

Uma ferramenta muito utilizada para estudar o mercado, sinalizar os pontos fortes e fracos da organização, antecipar crises, entender o comportamento do consumidor e identificar oportunidades e ameaças é a Matriz Swot.

É por meio da análise Swot que a empresa consegue diagnosticar e fortalecer seus pontos positivos, aqueles que devem melhorar suas chances de crescimento e oportunidades, assim como efetuar uma síntese das análises externas e internas. Além de dar mais segurança às tomadas de decisão, conhecer profundamente o cenário, compreender a posição da empresa X concorrentes e antecipá-la a movimentos externos e indicar alternativas de ação, repensando os rumos do negócio, readequando o planejamento e, ainda, a visão, a missão e os valores da empresa, de acordo com o momento vivido.

Curso de Educação a Distância (EAD) em Administração

É devido a essas constantes adversidades e mudanças encontradas no atual ambiente socioeconômico e ao fato de as empresas estarem à procura de profissionais muito bem qualificados, com competências técnicas e tecnológicas que a Unichristus busca, em seu Curso de Educação a Distância (EAD) em Administração, formar profissionais com amplo conhecimento nas áreas de Marketing, Gestão, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, capazes de gerenciar recursos materiais, financeiros que não tenham apenas habilidades técnicas, mas também humanas e conceituais.

A rotina do curso é direcionada à integração entre diferentes áreas de atuação e envolve estatísticas, números, planejamentos e relacionamentos, atualização sobre tendências de mercado, situação da concorrência, público-alvo, mudanças no comportamento do consumidor, economia nacional e mundial, além de diversos outros assuntos que fazem parte da área da Administração.

Todos esses conceitos estão inseridos na metodologia do Curso de Educação a Distância Unichristus (EAD) e são ministrados por professores especialistas com mestrado ou doutorado nas áreas e com ampla experiência de mercado, para qualificar para o mercado profissionais prontos a enfrentar os desafios do atual cenário da Administração e da Gestão.

Desafios-cenario-socieconomico-profissionais-ADM

Tags:

Arquivos

Categorias

Mais informações: (85) 3265.8100

Voltar ao topo
Unichristus
Unichristus 2022. Todos os Direitos Reservados.